Últimos Posts

domingo, 29 de maio de 2016

29/05 - Santa Úrsula Ledochowska

29 de Maio de 2016

Santa Úrsula Ledochowska


Fundou a Congregação das Irmãs Ursulinas do
Sagrado Coração Agonizante

Júlia Ledochowska nasceu no dia 17 de abril de 1865, na Áustria. Pertencia a uma família de nobres poloneses, que residiam na Áustria. Júlia viveu no seu país até a adolescência, depois voltou com a família para Polônia.

Quando completou vinte e um anos de idade, ingressou no Convento das Irmãs Ursulinas da Cracóvia, onde se tornou religiosa e adotou o nome de Úrsula em 1899.

Era uma mulher que gostava de trabalhar com a educação e evangelização de jovens. Foi superiora do seu convento, dirigiu também um internato de estudantes polonesas exiladas, na Rússia. Depois, em 1909, fundou uma casa de religiosas Ursulinas, na Finlândia e em Petersburgo, na Rússia.

Por causa de sua cidadania austríaca, foi muito perseguida e, em 1914, teve que se refugiar na Suécia, onde também fundou um pensionato e uma escola.

Em 1920 saiu de sua Congregação para fundar uma nova Ordem, a das Irmãs Ursulinas do Sagrado Coração Agonizante, com a função de dar assistência aos jovens abandonados e para cuidar dos pobres, idosos e crianças.

A Ordem foi aprovada em 1930, e se desenvolveu com muita rapidez. Úrsula, além da Ordem, deixou também vários livros escritos.

Úrsula faleceu em Roma, na casa mãe da Ordem, no dia 29 de maio de 1939, quando tinha setenta e quatro anos de idade.


 Foi beatificada em 1983 e canonizada em 2003, pelo mesmo papa João Paulo II.

Nenhum comentário:

Postar um comentário