Últimos Posts

segunda-feira, 30 de maio de 2016

30/05 - Mc 12,1-12

30 de Maio de 2016



Marcos 12,1-12

Jesus começou a falar-lhes em parábolas: “Um homem plantou uma vinha, pôs uma cerca em volta, cavou um lagar para pisar as uvas e construiu uma torre de guarda. Ele a alugou a uns agricultores e viajou para longe. Depois mandou um servo para receber dos agricultores a sua parte dos frutos da vinha. Mas os agricultores o agarraram, bateram nele e o mandaram de volta sem nada. E assim diversos outros. Por último, então, enviou o filho aos agricultores, pensando: ‘A meu filho respeitarão’. Mas aqueles agricultores disseram uns aos outros: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’. Agarraram o filho, mataram e o lançaram fora da vinha. Que fará o dono da vinha? Ele virá e fará perecer os agricultores, e entregará a vinha a outros. Acaso não lestes na Escritura: ‘A pedra que os construtores rejeitaram, esta é que se tornou a pedra angular. Isto foi feito pelo Senhor, e é admirável aos nossos olhos’?”





            Entendendo


A COBIÇA PROVOCA A MORTE

O cerco vai se fechando contra Jesus e sua morte está cada vez mais perto. Ao contar a parábola Jesus não poupa palavras, fala forte e deixa entender que os chefes do povo são assassinos, que matam os enviados de Deus.

Jesus falava com base numa profecia pronunciada por Jeremias no Antigo Testamento, que diz: “Desde o dia em que fiz seus pais saírem da terra do Egito até hoje. Mandei-lhes os meus servos profetas, insistentemente. Eles, porém, não quiseram me ouvir, nem prestaram atenção, eram de pescoço duro de dobrar, pior do que seus pais” (Jr 7,25-26).

            Na parábola, o povo é representado pela vinha. Mostra-nos que uma das causas da morte de Jesus foi a cobiça. Os chefes do povo, os administradores, quiseram para si tudo o que era de Deus. Quiseram se apossar do que não lhes pertencia. A cobiça toma a cabeça e o coração a tal ponto de provocar o desejo de tirar a vida para desfrutar do que é do outro: ‘Este é o herdeiro. Vamos matá-lo, e a herança será nossa’.





Atualizando


A COBIÇA PELO DINHEIRO DESTRÓI AS PESSOAS
(PAPA FRANCISCO)

O Papa Francisco fez um apelo contra a ambição desmedida pelo dinheiro, uma atitude que, segundo ele, destrói as pessoas, as famílias e, no final, não leva a lugar nenhum.

“Quantas famílias destruídas vemos pelo problema do dinheiro: irmão contra irmão; pai contra filho…” Quando uma pessoa pensa no dinheiro destrói a si mesma, destrói a família! O dinheiro destrói! O dinheiro é necessário para levar avante coisas boas, projetos para desenvolver a humanidade, mas quando o coração só pensa nisso, destrói a pessoa.

Francisco explicou que a cobiça e a ambição pelo dinheiro levam à idolatria, destrói a relação com os outros e chega a deixar as pessoas doentes. Querer mais e mais dinheiro “é um instrumento da idolatria, porque vai na direção contrária àquela que Deus traçou para nós”.

“São Paulo nos diz que Jesus Cristo, que era rico, se fez pobre para nos enriquecer. Este é o caminho de Deus: a humildade, o abaixar-se para servir. Ao invés, a cupidez nos leva para a estrada contrária: leva um pobre homem a fazer-se Deus pela vaidade. É a idolatria!”

Segundo o Papa, Jesus deixou claro que “não devemos nos preocupar, pois o Senhor sabe do que precisamos, e nos convida ao abandono confiante no Pai”. “O Senhor nos ensina qual é o caminho: não é o caminho da pobreza pela pobreza. Não! É o caminho da pobreza como instrumento, para que Deus seja Deus, para que Ele seja o único Senhor! Não o ídolo do ouro! Todos os bens que temos, o Senhor nos dá para que levemos avante o mundo, a humanidade, para ajudar os outros.”

Fonte: Rádio Vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário