Últimos Posts

terça-feira, 31 de maio de 2016

31/05 - Dia Mundial sem Tabaco

31 de Maio de 2015

Dia Mundial sem Tabaco



Hoje, dia 31 de maio, comemora-se o Dia Mundial sem Tabaco. A data, criada em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), tem como objetivo lembrar os perigos do fumo, discutir as estratégias da indústria para seduzir novos usuários e provocar ações contra o tabaco.

De acordo com a OMS, o tabagismo continua a ser a principal causa de morte evitável em todo mundo, pois é um importante fator de risco para o desenvolvimento de diversas doenças crônicas, como câncer, doenças pulmonares e cardiovasculares. Cerca de 1/3 da população mundial é fumante e 5 milhões morrem por ano em consequência do uso do cigarro.

No Brasil a situação é grave, pois o número de fumantes chega a quase 32 milhões. Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA) o tabaco é responsável por cerca de 200 mil mortes por ano.

A pesquisa Vigitel Brasil 2011, realizada pelo Ministério da Saúde, mostrou que a frequência de adultos fumantes varia muito de acordo com a cidade. O índice mais baixo apareceu em Maceió, 7,8%, enquanto em Porto Alegre esse número chegou a 22,6%. A capital gaúcha vem seguida no ranking por Curitiba, com 20,2% e São Paulo, com 19,3%.


Nenhum comentário:

Postar um comentário