Últimos Posts

sexta-feira, 1 de julho de 2016

01/07 - Mt 9,9-13

01 de Julho de 2016


evandia

Mateus 9,9-13

            Ao passar, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu-o. Depois, enquanto estava à mesa na casa de Mateus, vieram muitos publicanos e pecadores e sentaram-se à mesa, junto com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e disseram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os publicanos e pecadores?” Tendo ouvido a pergunta, Jesus disse: “Não são as pessoas com saúde que precisam de médico, mas as doentes. Ide, pois, aprender o que significa: Eu quero a misericórdia e não o sacrifício. Eu não vim chamar os justos, mas os pecadores”.


           


Entendendo


“OS SÃOS NÃO PRECISAM DE MÉDICO!”

A formação dos apóstolos foi um dos primeiros grandes impactos que Jesus provocou, já no início de sua vida pública. Ele convidou pessoas que não eram dos meios tidos como oficiais: o Santuário de Jerusalém e as Sinagogas. Convidou pessoas da Galileia, região mal vista pela mistura de raças, gente despreparada do ponto de vista intelectual: pescadores e agricultores.

O único que sobressaia em preparo, não tanto intelectual, mas profissional, era Levi, o mesmo Mateus do evangelho de hoje. Só que Levi também tinha um inconveniente, a sua profissão de cobrador de impostos era mal vista por explorar a população na cobrança destes.

Diante disso, os fariseus que se consideravam fiéis cumpridores da religião, ficaram escandalizados. O gesto de Jesus chamando Mateus é extremamente revolucionário. Mostra, na prática, a sua tese de que “os sãos não precisam de médicos, mas os pecadores”. E tratava-os com respeito e compaixão.




Atualizando


A FÉ FAZ A DIFERENÇA NA
RECUPERAÇÃO DOS DEPENDENTES QUÍMICOS!




Acreditando  na força divina de Jesus e o socorro de sua mãe é que abrimos um Centro de Recuperação para Dependentes Químicos, em Bom Jesus da Lapa, às margens do rio São Francisco.

A iniciativa é do Santuário do Bom Jesus da Lapa, terceiro maior centro de peregrinação do Brasil. É uma experiência recente. Contamos com 13 residentes, sob a coordenação dos irmãos redentoristas de Curitiba. Trabalho, oração e formação são conteúdos da terapia, na disciplina do seu dia-a-dia. O carro-chefe desse tripé é a espiritualidade. Nos momentos de oração os sentimentos afloram e o desejo de restauração brota com força.

A cada tarde de sexta-feira, um padre faz uma colocação, com temas voltados à espiritualidade e a recuperação da autoestima. Estou fazendo essa experiência maravilhosa e posso sentir o desejo de todos eles em reconquistar sua vida e a vida de sua família.

Quando pensamos em pessoas nesse estado, temos a tentação de achar que trata-se de gente perigosa e rebelde. Não é o que estou sentindo na comunidade. Brota entre eles união, solidariedade e fé. Contamos com as orações de todos.

            

Nenhum comentário:

Postar um comentário