Últimos Posts

sábado, 2 de julho de 2016

02/07 - São Bernardino Realino

02 de Julho de 2016

São Bernardino Realino

clip_image001

“Foi escolhido padroeiro da cidade ainda em vida, tamanho era seu testemunho de santidade”

Bernardino nasceu em Capri, em Nápoles, em 1530. Pertencia a uma família cristã, rica e nobre, e por isso teve a oportunidade de estudar nas melhores escolas, e também na Universidade de Bolonha, onde se formou em filosofia, medicina e direito.

Seguiu a carreira administrativa e política, ocupou cargos importantes e foi prefeito de várias cidades, até que ficou doente. Recebeu a visita de Nossa Senhora carregando o Menino Jesus nos braços, ficou curado e abandonou a vida política. Entrou para a Companhia de Jesus, e foi ordenado sacerdote aos trinta e cinco anos.

Bernardino se tornou pastor de almas, evangelizador e conselheiro espiritual. Passou a ser procurado por vários bispos, príncipes e até pelo papa Paulo V, que lhe escrevia pedindo orações. Também se dedicava ao trabalho social em favor dos pobres.

            Fundou em 1574, um colégio jesuíta, em Lecce, onde permaneceu por quarenta e dois anos. Seu apostolado foi tão intenso nessa diocese, que quando Bernardino estava no seu leito de morte, o Conselho Municipal de Lecce, foi até ele pedir sua proteção eterna para a cidade. Ou seja, Bernardino foi escolhido para ser o padroeiro da cidade, ainda em vida, tamanha era sua santidade.


Faleceu com oitenta e seis anos de idade, no dia 2 de julho de 1616. Foi beatificado em 1895 e canonizado em 1947, pelo papa Pio XII. É o padroeiro das cidades de Lecce e Capri.

Nenhum comentário:

Postar um comentário