Últimos Posts

domingo, 28 de agosto de 2016

28/08 - Lc 14,1.7-14

28 de Agosto de 2016


evandia

Lucas 14,1.7-14
   
            Num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. Estes o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então lhes contou uma parábola: “Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante, e o dono da casa, que convidou os dois, venha a te dizer: ‘Cede o lugar a ele’. Então irás cheio de vergonha ocupar o último lugar. Ao contrário, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Quando chegar então aquele que te convidou, ele te dirá: ‘Amigo, vem para um lugar melhor!’ Será uma honra para ti, à vista de todos os convidados. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado”. E disse também a quem o tinha convidado: “Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convida teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.




            Entendendo



JESUS ACEITA O CONVITE E VAI
ALMOÇAR NA CASA DE UM CHEFE DOS FARISEUS

O local onde acontece a cena do Evangelho de hoje é a casa de um dos chefes dos fariseus. Jesus aceita o convite e sabe o jeito rigoroso dos fariseus seguirem sua religião, mas não recusa o convite e a oportunidade de apresentar Deus de forma diferente da concepção que eles tinham.

Mesmo que Jesus tenha denunciado várias incoerências dos fariseus, entre sua piedade e vida prática, Ele percebia que eles eram esforçados em viver fielmente sua religião e acreditavam estar servindo corretamente a Deus através de suas práticas rigorosas.

A parábola apresenta dois momentos. O primeiro é a participação de Jesus no diálogo que acontece em volta da mesa, onde Ele observa os convidados buscando os primeiros lugares. O segundo reflete as exigências do seu seguimento.

No primeiro exemplo Ele mostra que os que se colocam em condições de superioridade, acima dos outros, não estão aptos para o seguimento dos valores do Reino. No entanto, não apenas procurar os últimos lugares é necessário. O segundo momento traz a preocupação com a humildade e o amor desinteressado ao próximo.

O amor é uma prática desinteresseira. É preciso renunciar o desejo de recompensa. Jesus nos leva a não ser iludidos por comportamentos extravagantes que dão ilusão de grandeza e busca de fama e retribuição.


Atualizando



A IMPORTÂNCIA DA VISITA A UM DOENTE
Mesmo não sendo o dia da visita, hoje lembrei-me de falar sobre a importância das visitas aos doentes ou idosos, porque todos os dias eles necessitam que alguém os visite.
Estar numa cama doente ou em recuperação de uma cirurgia, acontece a qualquer um. Só quando se passa por essa situação se sabe dar o devido valor ao quanto é importante uma visita. Uma visita é tão ou mais importante que comer, uma visita é alimento para o espírito, é amparo na dor, é o escape dos pensamentos negativos, diremos numa palavra que uma visita ajuda a suportar o mal que atormenta o doente e que ajuda muito na sua cura ou recuperação.

Os que gozam de boa saúde estão muito ocupados com os seus afazeres e obrigações, não arranjam tempo para visitar os doentes, nem os idosos, existem sempre desculpas. Um dia serão eles a necessitar de uma visita e aí saberão dar o devido valor.

É importante dizer que, após uma visita a um doente o visitador fica com uma sensação leve no coração, uma sensação de alegria que não sabe explicar, é uma coisa que vem de dentro!
Fonte: abrigodasletras.blogs.sapo.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário