Últimos Posts

domingo, 28 de agosto de 2016

28/08 - Santo Agostinho

28 de Agosto de 2016

Santo Agostinho

clip_image002

Um santo que “sacudiu” a Igreja com sua inteligência criativa e testemunho de conversão, após uma vida rebelde!

Aurélio Agostinho nasceu no dia 13 de novembro de 354, na cidade de Tagaste, na época uma província romana no norte da África, na atual Argélia, filho de pai pagão, chamado Patrício e mãe católica, Mônica. Foi educado no norte da África e resistiu aos ensinamentos de sua mãe para se tornar cristão.

Com dezessete anos, graças à generosidade de um cidadão chamado Romaniano, o pai de Agostinho pode enviá-lo para Cartago para continuar sua educação na retórica. Vivendo como um pagão intelectual, estravasou sua vida de maneira estravagante, até se juntar com uma mulher e ter com ela um filho, de nome Adeodato.

Após uma juventude viciosa e cheia de desvios doutrinários, converteu-se por influência de Santo Ambrósio, bispo de Milão e, principalmente, graças às orações e lágrimas de sua mãe, Santa Mônica.

Agostinho é uma das figuras mais importantes no desenvolvimento do cristianismo no Ocidente. Desenvolveu sua própria abordagem sobre filosofia e teologia e uma variedade de métodos e perspectivas diferentes. Ele aprofundou o conceito de pecado original dos padres anteriores e, quando o Império Romano do Ocidente começou a se desintegrar, desenvolveu o conceito de Igreja como a cidade espiritual de Deus, distinta da cidade material do homem. Seu pensamento influenciou profundamente a visão do homem medieval. A Igreja se identificou com o conceito de "Cidade de Deus" de Agostinho.

As Igrejas Católica e Anglicana reconhecem sua importância como Doutor da Igreja, ele é o patrono da ordem religiosa agostiniana. Na Igreja Ortodoxa Oriental ele é louvado, e seu dia festivo é celebrado em 15 de junho. Entre os ortodoxos é chamado de "Agostinho Abençoado", ou "Santo Agostinho, o Abençoado”.

De Santo Agostinho, disse o Papa Leão XIII: “É um gênio vigoroso que, dominando todas as ciências humanas e divinas, combateu todos os erros de seu tempo”. Agostinho foi bispo, escritor, teólogo, filósofo e doutor da Igreja. Faleceu em Hipona, no dia 28 de agosto de 430, com 75 anos de idade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário