Últimos Posts

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

26/09 - São Cosme e São Damião

26 de Setembro de 2016

São Cosme e São Damião

clip_image001

“Médicos que usaram a medicina para evangelizar em nome de Jesus Cristo”

Cosme e Damião eram irmãos gêmeos e muito cristãos. Nasceram na Arábia e viveram na Ásia Menor, Oriente. Desde muito jovens, ambos manifestaram um enorme talento para a medicina. Estudaram e diplomaram-se na Síria, exercendo a profissão de médico com muita competência e dignidade.

Inspirados pelo Espírito Santo usavam a fé aliada aos conhecimentos científicos. Com isso, seus tratamentos e curas a doentes muitas vezes à beira da morte, eram vistos como verdadeiros milagres. Não perdiam a oportunidade de evangelizar os pagãos, diziam que curavam em Nome de Jesus Cristo e deixavam o povo pasmo por não cobrarem nada pelas curas. Com isso, atraíram muitas pessoas para Cristo.

Tudo que faziam era por amor ao próximo e a Cristo, isso despertou a ira do grande perseguidor dos cristãos daquela época, o terrível imperador Diocleciano. Ele mandou prender os dois médicos irmãos, acusando-os de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Ordenou que fossem terrivelmente torturados por se negarem a aceitar os deuses pagãos. Em seguida, foram decapitados. O ano não pode ser confirmado, mas com certeza foi no século IV. Os fatos ocorreram em Ciro, cidade vizinha a Antioquia, Síria, onde foram sepultados. Mais tarde, seus corpos foram trasladados para uma igreja dedicada a eles.
           
A fama dos dois correu rápida, e até em Roma foi construída, a pedido do papa Félix IV, uma basílica a eles dedicada, entre os anos 526 e 530. Tal solenidade ocorreu num vinte e seis de setembro, daí serem eles festejados nesta data.

Os nomes de São Cosme e São Damião são pronunciados infinitas vezes todos os dias, no mundo inteiro. A partir do século VI, eles foram incluídos no cânone da missa, fechando o elenco dos mártires citados.
           

Eles são venerados como padroeiros dos médicos, dos farmacêuticos e das faculdades de medicina.

Nenhum comentário:

Postar um comentário