Últimos Posts

terça-feira, 27 de setembro de 2016

27/09 - São Vicente de Paulo

27 de Setembro de 2016
São Vicente de Paulo

clip_image001

“Fundou congregações religiosas e viveu em função dos mais necessitados”

Vicente de Paulo nasceu em 24 de abril de 1581, em Poux, França. Pertencia a uma família humilde e muito católica. Era o terceiro, dos seis filhos do casal João de Paulo e Bertranda de Moras. Na infância foi um simples guardador de porcos, o que não o impediu de ter uma brilhante ascensão na alta corte da sociedade de sua época.

Aos dezenove anos, foi ordenado padre em 23 de setembro de 1600, logo depois foi sequestrado por piratas durante uma viagem e ficou preso na condição de escravo durante dois anos, nas mãos dos muçulmanos. O mais curioso é que acabou sendo libertado pelo seu próprio "dono", pois ao longo desse período, Vicente conseguiu convertê-lo ao Cristianismo. 

Todos o admiravam e respeitavam, dos mais simples até a realeza da alta corte. Mas, quem era merecedor da piedade e atenção de Vicente de Paulo era mesmo o pobre, o menos favorecido, o que sofria com a miséria.

Apesar de ter sempre pouco tempo para os livros, sempre tinha tempo quando era para tratar e dar alívio espiritual a quem dele precisava. Quando convenceu o regente francês que o povo sofria por falta de solidariedade, e de pessoas caridosas para estenderem-lhe as mãos, o rei, imediatamente, nomeou-o para ser o ministro da Caridade.

Com isso, organizou um trabalho de assistência aos pobres em escala nacional. Fundou e organizou quatro instituições voltadas para a caridade: a "Confraria das Damas da Caridade", os "Servos dos Pobres", a "Congregação dos Padres da Missão", conhecidos como padres Lazaristas, em 1625, e as "Filhas da Caridade", em 1633. 


Vicente de Paulo foi realmente uma figura extraordinária para a humanidade. Morreu aos setenta e nove anos em Paris, no dia 27 de setembro de 1660. Foi canonizado em 16 de julho de 1737, pelo papa Clemente XII, e é festejado pelos cristãos e por suas Congregações espalhadas no mundo inteiro, no dia 27 de setembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário