Últimos Posts

domingo, 4 de dezembro de 2016

04/12 - Santa Bárbara

04 de Dezembro de 2016

Santa Bárbara

clip_image001

 “Bárbara foi morta pelo próprio pai, por não abrir mão da fé em
Jesus Cristo”

    
Bárbara nasceu na Nicomédia, Bitínia, atual Turquia no século III. Era filha de Dióscoro, um homem rico e pagão, e desde a infância foi obrigada a participar de cultos em homenagem aos deuses pagãos. Bárbara cresceu em beleza e inteligência, o plano de seu pai era de arrumar um casamento para se beneficiar, mas Bárbara aprendeu os valores cristãos, e às escondidas, recebeu o batismo apegando-se aos ensinamentos de Jesus Cristo.

Quando seu pai descobriu que ela negava os deuses pagãos começou a agredi-la com severos castigos, tentando de toda forma obrigá-la a abandonar o cristianismo. Bárbara se negava a obedecê-lo, até que um dia seu pai a entregou ao governador romano Marciano.

            Impressionado com sua beleza, o governante, a princípio, evitou maltratá-la. Tentou a tática da conquista, não somente para sua religião, como também para si. Nada conseguindo começou a flagelá-la sadicamente, várias horas seguidas, durante dias inteiros.
           
Conta-se que Bárbara era confortada à noite por um anjo, de tal modo que no dia seguinte se apresentava ao governador como se nada tivesse acontecido no dia anterior. Irritado, Marciano mandou decapitá-la, e o carrasco foi seu próprio pai. Quando o golpe da espada do seu pai fez rolar sua cabeça, no mesmo instante foi morto por um raio que caiu sobre ele.


Por este motivo, santa Bárbara é invocada por seus devotos durante as grandes tempestades de raios e trovões. A sua tradicional festa acontece no dia 4 de dezembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário