Últimos Posts

quinta-feira, 31 de março de 2016

31/03 - Lc 24,35-48

31 de Março de 2016


evandia

Lucas 24,35-48

Os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão. Enquanto estavam contando isso, Jesus apareceu de repente no meio deles e disse: - Que a paz esteja com vocês!
Eles ficaram assustados e com muito medo e pensaram que estavam vendo um fantasma. Mas ele disse: - Por que vocês estão assustados? Por que há tantas dúvidas na cabeça de vocês? Olhem para as minhas mãos e para os meus pés e vejam que sou eu mesmo. Toquem em mim e vocês vão crer, pois um fantasma não tem carne nem ossos, como vocês estão vendo que eu tenho. Jesus disse isso e mostrou as suas mãos e os seus pés. Eles ainda não acreditavam, pois estavam muito alegres e admirados. Então ele perguntou: - Vocês têm aqui alguma coisa para comer? Eles lhe deram um pedaço de peixe assado, que ele pegou e comeu diante deles. Depois disse: - Enquanto ainda estava com vocês, eu disse que tinha de acontecer tudo o que estava escrito a meu respeito na Lei de Moisés, nos livros dos Profetas e nos Salmos. Então Jesus abriu a mente deles para que eles entendessem as Escrituras Sagradas e disse:
- O que está escrito é que o Messias tinha de sofrer e no terceiro dia ressuscitar. E que, em nome dele, a mensagem sobre o arrependimento e o perdão dos pecados seria anunciada a todas as nações, começando em Jerusalém. Vocês são testemunhas dessas coisas.




            Entendendo


A FORÇA DO “PÃO” ABENÇOADO E PARTILHADO!

O Evangelho de hoje começa com uma frase bastante reflexiva: “Os dois contaram o que tinha acontecido no caminho, e tinham reconhecido o Senhor quando Ele havia partido o pão”. Os discípulos, companheiros inseparáveis de Jesus antes de sua morte, não foram capazes de reconhecê-Lo num percurso de aproximadamente 11 quilômetros. Foi necessário Jesus partir o pão, um gesto que realizara com eles na sua despedida, na Última Ceia.

            Jesus se despede em uma mesa de comida e volta, ressuscitado, caminha com os discípulos e, mais uma vez, confirma a aprovação de Deus em tudo que fez através do “pão partilhado”. Ele havia falado repetidas vezes sobre o “pão da vida”: “Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem come deste pão viverá eternamente” (João 6,51). É com a força desse Pão, que o cristão continua sua caminhada, não mais com Sua presença física, mas espiritual.




Atualizando


A FORÇA DO PÃO EUCARISTIA NA VIDA DE UM CASAL

A Igreja está unida a Cristo que não pode separar-se dele sem perder sua própria identidade. Essa união se realiza de tal modo na Eucaristia, que realmente nos tornamos com Cristo um só corpo e um só espírito, assim como no matrimônio se tornam uma só carne.

De fato tudo o que se pode dizer de Cristo esposo, pode-se também dizer de todo esposo cristão. Isto é, que Ele amou até o ponto de dar a vida; de cuidar da Igreja esposa, de aperfeiçoá-la dando de si mesmo. Igualmente tudo o que se pode dizer da Igreja esposa, pode-se dizer de qualquer esposa. Isto é, a Igreja é solicitada por Cristo, é inflamada com anseios de realizar a vontade de Cristo, assim como toda esposa deve dar-se de tal modo que descubra a verdadeira felicidade de fazer o esposo feliz. Sendo assim, o casal cristão encontra na Eucaristia a fonte única, capaz de nos realizar no verdadeiro amor.

Como ser um sinal do amor de Deus? Como ser uma só carne sem que antes nos tornemos com Ele uma só carne?

Há poucos dias percebi na paróquia, durante a santa missa, que um casal após comungar, os dois deram-se as mãos e juntos fizeram sua ação de graças. Quase consegui ver a intensidade do amor de Cristo unindo e tornando-se o selo desse amor conjugal. Que a Eucaristia, mistério de unidade, seja amada, honrada e considerada a pedra de toque de todo edifício conjugal e familiar.

Pe. João Luís Franco Assumpção

Sacerdote Conselheiro Espiritual das Equipes de N. Senhora / Brasília

31/03 - São Guido

31 de Março 2016

São Guido

clip_image001

“Seu testemunho de santidade era tão grande, que seu pai e irmãos, o tomaram como diretor espiritual e se tornaram religiosos”

São Guido nasceu na segunda metade do século X, em Casamare, perto de Ravena, Itália. Após concluir seus estudos acadêmicos em sua cidade natal, mudou-se para Roma, onde recebeu o hábito de monge beneditino.

Sob a direção espiritual de Martinho, monge eremita e depois canonizado pela Igreja, viveu observando fielmente as regras de sua Ordem, tornando-se exemplo de disciplina e dedicação à caridade, à oração e à contemplação. Guido também era musicista.

Era um modelo tão perfeito de virtudes, que foi eleito abade por seus irmãos de congregação. Sua fama espalhou-se de tal forma, que seu pai e irmãos, acabaram por tomá-lo como diretor espiritual e se tornaram também religiosos.

Sentindo o fim se aproximar, Guido retirou-se para a tão almejada solidão religiosa. Quando o imperador Henrique III foi a Roma, para ser coroado pelo Papa, requisitou o abade para acompanhá-lo como conselheiro espiritual. Guido cumpriu a função delegada, mas ao despedir-se dos monges que o hospedaram, despediu-se definitivamente demonstrando que sabia que não se veriam mais. Na viagem, adoeceu gravemente entre Parma e Borgo de São Donino, e faleceu no dia 31 de março de 1046.

Graças passaram a ocorrer, momentos depois de Guido ter morrido. Um homem cego recuperou a visão em Parma após rezar pedindo sua intercessão, e outros milagres sucederam. Os moradores da cidade recusaram-se a entregar o corpo para que as autoridades religiosas o trasladassem ao convento.


Foi necessário que o próprio imperador intervisse. Henrique III levou as relíquias para a Catedral de Spira. A igreja, antes dedicada a São João Evangelista, passou a ser chamada de São Guido, ou Wido, ou ainda Guy, como ele era também conhecido. 

31/03 - Dia do Golpe Militar no Brasil

31 de Março de 2016

Dia do Golpe Militar no Brasil

clip_image001

O golpe liderado pelos militares, que depôs o presidente João Goulart, representou a reação dos setores conservadores da sociedade brasileira à manutenção da política populista no país.

O "populismo" apresentava sinais de crise já há alguns anos. A política adotada por Getúlio Vargas, de manipular e utilizar as massas trabalhadoras para a sustentação do poder e, ao mesmo tempo, desenvolver a economia nacional, fortalecendo a camada empresarial urbana, desgastara-se desde o final da 2° Guerra Mundial.

A partir de 1945 os EUA recuperaram sua hegemonia mundial. Abalada pela crise de 1929, a economia do grande país capitalista aproveitara-se da Grande Guerra para recompor-se e voltava a ditar as regras para o mercado mundial. Os países europeus necessitavam recuperar-se física e economicamente e, em grande parte, dependiam dos norte americanos.

A recuperação da economia mundial comandada pelos EUA teve reflexos diretos e imediatos sobre os países latino-americanos, muitos dos quais, viviam uma fase de desenvolvimento industrial, como o Brasil, e não se encaixavam nas necessidades da nova ordem pós-guerra.

Em um primeiro momento, os países latino-americanos ainda mantiveram certa estabilidade financeira, devido ao aumento das exportações de produtos primários para os países que se recuperavam da Guerra, porém essa situação esgotou-se por volta de 1953. Somou-se a essa situação o aumento da dívida externa e a inflação, o que estimulou os militares a montarem o golpe que ficou marcado na história brasileira.


quarta-feira, 30 de março de 2016

30/03 - Lc 24,13-35

30 de Março de 2016


evandia

Lucas 24,13-35

Naquele mesmo dia, dois dos seguidores de Jesus estavam indo para um povoado chamado Emaús, que fica a mais ou menos dez quilômetros de Jerusalém. Eles estavam conversando a respeito de tudo o que havia acontecido. Enquanto conversavam e discutiam, o próprio Jesus chegou perto e começou a caminhar com eles, mas alguma coisa não deixou que eles o reconhecessem. Então Jesus perguntou: - O que é que vocês estão conversando pelo caminho? Eles pararam, com um jeito triste, e um deles, chamado Cleopas, disse: - Será que você é o único morador de Jerusalém que não sabe o que aconteceu lá, nestes últimos dias? - O que foi? - perguntou ele.
Eles responderam: - O que aconteceu com Jesus de Nazaré. Esse homem era profeta e, para Deus e para todo o povo, ele era poderoso em atos e palavras. Os chefes dos sacerdotes e os nossos líderes o entregaram para ser condenado à morte e o crucificaram. E a nossa esperança era que fosse ele quem iria libertar o povo de Israel. Porém já faz três dias que tudo isso aconteceu. Algumas mulheres do nosso grupo nos deixaram espantados, pois foram de madrugada ao túmulo e não encontraram o corpo dele. Voltaram dizendo que viram anjos e que estes afirmaram que ele está vivo. Alguns do nosso grupo foram ao túmulo e viram que realmente aconteceu o que as mulheres disseram, mas não viram Jesus. Então Jesus lhes disse: - Como vocês demoram a entender e a crer em tudo o que os profetas disseram! Pois era preciso que o Messias sofresse e assim recebesse de Deus toda a glória. E começou a explicar todas as passagens das Escrituras Sagradas que falavam dele, iniciando com os livros de Moisés e os escritos de todos os Profetas. Quando chegaram perto do povoado para onde iam, Jesus fez como quem ia para mais longe.Mas eles insistiram com ele para que ficasse, dizendo: - Fique conosco porque já é tarde, e a noite vem chegando.
Então Jesus entrou para ficar com os dois. Sentou-se à mesa com eles, pegou o pão e deu graças a Deus. Depois partiu o pão e deu a eles. Aí os olhos deles foram abertos, e eles reconheceram Jesus. Mas ele desapareceu. Então eles disseram um para o outro: - Não parecia que o nosso coração queimava dentro do peito quando ele nos falava na estrada e nos explicava as Escrituras Sagradas? Eles se levantaram logo e voltaram para Jerusalém, onde encontraram os onze apóstolos reunidos com outros seguidores de Jesus. E os apóstolos diziam: - De fato, o Senhor foi ressuscitado e foi visto por Simão!
Então os dois contaram o que havia acontecido na estrada e como tinham reconhecido o Senhor quando ele havia partido o pão.




            Entendendo


JESUS APARECE E CAMINHA COM DOIS
HOMENS DESANIMADOS E SEM PODER DE REAÇÃO

            Estamos no tempo Pascal que se estende por 7 semanas. Do Domingo da Páscoa até a Festa de Pentecostes. É o mais belo e vibrante tempo do ano, em que sentimos nas leituras bíblicas, a força de Deus levando-nos a vencer dificuldades, desafios, fracassos...

No Evangelho de hoje, Jesus aparece a dois discípulos que caminhavam de Jerusalém para o povoado de Emaús. Sua reação é humana, eles estão tristes porque levantaram a expectativa de que Jesus Cristo era quem vinha libertá-los daquele sofrimento imposto pelo Império Romano, e já fazia 3 dias de morto e nada tinha acontecido.

Na crença da época, após 3 dias de falecido o espírito abandonava o corpo do defunto, entregando-se à corrupção, e a morte era considerada definitiva. É aí que Jesus entra em cena e diz o motivo da tristeza e perda de esperança deles: fraqueza na fé, ao não acreditar na Palavra anunciada por Ele.
           
A caminhada de Jesus e dos discípulos podemos comparar como a celebração de uma Missa. A caminhada pela estrada é o ato penitencial, o nosso pedido de perdão a Deus. A liturgia da Palavra é Jesus lembrando as passagens da Bíblia que mostram que Ele iria ressuscitar. A homilia é a explicação dos textos bíblicos.

A consagração acontece no momento que Ele abençoa o pão e os discípulos O reconhecem. Portanto, Ele se despede numa mesa de comida, a Última Ceia, volta ressuscitado e confirma a Sua presença no pão consagrado, que chamamos de Eucaristia.
   



Atualizando


“UMA EXPERIÊNCIA REAL COM O
RESSUSCITADO MUDOU A MINHA VIDA!”

Meu nome é Guilherme Fernandes, sou um jovem da Obra Shalom de Curitiba.
A minha vida sempre foi “perfeita”. Eu tive minha primeira experiência com Deus em um retiro de Crisma. Sempre fui muito influenciado, sempre ouvia história dos meus amigos, dos meus irmãos e sempre quis ter a minha história, buscava coisas que não me faziam bem, para poder me “divertir”, mas nunca deixei de rezar. Mesmo nos momentos em que estavam fora de mim, eu lembrava de Deus e rezava um Santo Anjo.

Até que um dia eu pedi para Deus mudar minha vida, e Ele começou a mudar. Eu que queria ser um jovem revoltado com tudo, mas no fundo não querendo, fui surpreendido por Deus em um retiro de jovens da minha paróquia que tinha como objetivo levar os jovens à Jornada Mundial da Juventude.

Durante três anos, fui vivendo momentos em que Deus me mostrava o começo de minha jornada. No ano de 2013, eu conheci minha chefe em um trabalho que tinha sido providencia de Deus, e ela me cativou e me mostrou a beleza de ler a Bíblia. Eu não tinha muita vontade de ler a Bíblia porque não gostava, mas ela me fez gostar. Foi aí que comecei a ouvir os primeiros passos da voz de Deus em minha vida, mesmo lendo a Bíblia mesmo participando do grupo da Igreja e indo na missa todos os domingos, eu ainda sentia que não estava fazendo o suficiente. Naquela época, estava meio no mundo, meio em Deus e não me sentia bem assim.

Foi aí que recebi uma oração profética de minha vida em uma vigília na paróquia perto de minha casa. Deus, através da pessoa, dizia que eu iria ser como Gedeão, iria passar por várias turbulências, mas Ele me daria força. Foi quando comecei a pedir a Deus cada vez mais para transformar minha vida, tive outras experiências que me fizeram crescer e participei de um Seminário de Vida do Espírito Santo convidado por um amigo meu, que hoje não participa da Comunidade, mas que foi usado por Deus para tocar a vida de duas pessoas: a minha e a de um amigo nosso que está em missão em Belém.

Através daquele Seminário de Vida do Espírito Santo, eu não sabia, mas Deus tinha me dado uma graça nova. Eu não participai do reencontro e nem de nada do Virada Radical, depois que terminou o SVES, mas, aos poucos, fui sentido minha vida mudar. Terminei o namoro e foi aí que fui convidado com muita insistência para o Acamp’s. Lá eu tive uma nova experiência com o amor de Deus e senti que minha vida iria mudar completamente e que nada seria igual antes.

Depois, comecei a me engajar na Obra e tudo certo. Foi então que tive mais uma experiência forte, quando a Gabriella Dias, da Assistência Apostólica, veio a Curitiba para pregar o Retiro Geral da Obra. Um dia antes do retiro eu perguntei a Deus o que Ele queria que eu fizesse, qual seria minha missão, o porquê que ele tinha me trazido até o Shalom. A resposta veio nos dias seguintes, com as pregações da Gabi que falavam sobre evangelizar. Era como se essa palavra fosse pregada em meu coração. Esse foi o ano mais difícil da minha vida, só que o mais feliz até agora.

Hoje, vivo na Obra, com meus irmãos, sustentado pela misericórdia de Deus e pela graça, tendo uma vida completamente transformada e que teve uma VIRADA RADICAL de verdade e uma experiência VERDADEIRA com Jesus Cristo, o Ressuscitado que passou pela Cruz.


A Comunidade Shalom é uma Comunidade Católica, fundada em Fortaleza-CE., que se expandiu no Brasil e em outros paises do mundo.  Para melhor conhecer, visite o site www.comshalom.org

30/03 - São João Clímaco

30 de Março de 2016

São João Clímaco

clip_image002

”Clímaco é uma alusão à ‘klimax’, que significa ‘escada’. Nome adotado devido ao seu livro Escada para o Paraíso”

Clímaco nasceu na Palestina em 579, numa família cristã que passou para ele muitos valores, possibilitando-lhe uma ótima formação literária.

O nome de São João Clímaco é uma alusão à palavra ‘klímax', que em grego significa escada. São João decidiu adotar este nome em virtude do livro escrito por ele mesmo, intitulado “Escada para o Paraíso”.

Desde cedo Clímaco foi discernindo sua vocação à vida religiosa. Ele foi influenciado por alguns cristãos da época, que optavam por ir ao Monte Sinai, e ali viverem uma radicalidade cristã. Movido por esses testemunhos, ele deixou bens materiais e partiu para o Sinai. Com outros irmãos, deixou-se orientar por pessoas com mais experiência, fazendo um caminho pessoal e comunitário de santidade. Foi atacado diversas vezes e travou verdadeiras batalhas espirituais.

Para Clímaco, a oração é a mais alta expressão da vida solitária; ela se desenvolve pela eliminação das imagens e dos pensamentos. Daí a necessidade da 'monologia', isto é, a invocação curta de uma só palavra, incansavelmente repetida para paralisar a dispersão do espírito. Essa repetição deve assimilar-se com a respiração.


São João Clímaco buscou corresponder ao chamado de Deus por meio de duras penitências, pouca alimentação, sacrifícios, intercessões e participação nas santas missas. Perseverou neste jeito de viver até o fim da vida, quando morreu com 70 anos de idade.

30/03 - Dia da subida do 1º. Astronauta Brasileiro ao Espaço

30 de Março de 2016

Dia da subida do 1º. Astronauta
Brasileiro ao Espaço

clip_image002

Marcos Cesar Pontes é tenente-coronel da Força Aérea Brasileira (FAB), atualmente na reserva.

Foi o primeiro astronauta brasileiro, o primeiro sul-americano e o primeiro lusófono a ir ao espaço, na missão batizada de "Missão Centenário", em referência à comemoração dos cem anos do voo de Santos Dumont, no avião 14 Bis, realizado em 1906.
Em 30 de março de 2006, partiu em direção à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com oito experimentos científicos brasileiros para execução em ambiente de microgravidade. Retornou no dia 8 de abril a bordo da nave Soyuz TMA-7.

Em julho de 2012, foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT com a BBC de Londres.

Formou-se no Colégio Liceu Noroeste, em Bauru, estado de São Paulo, em 1980. Em 1984 recebeu o bacharelado em tecnologia aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga, São Paulo. Em 1989 iniciou o curso de engenharia aeronáutica no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos, São Paulo, recebendo o título de engenheiro em 1993. Em 1998 obteve o mestrado em engenharia de sistemas pela Naval Postgraduate School, em Monterrey, Califórnia.

Foi agraciado com a Medalha Santos Dumont e com a Medalha de Ouro Yuri Gagarin, pela Federação Aeronáutica Internacional. Como piloto da FAB possui mais de 1.900 horas de voo em mais de vinte modelos de jatos da frota da FAB.


terça-feira, 29 de março de 2016

29/03 - Jo 20,11-18

29 de Março de 2016


evandia

João 20,11-18

“Mulher, por que choras?” Ela respondeu: “Levaram o meu Senhor e não sei onde o colocaram”. Dizendo isto, Maria virou-se para trás e enxergou Jesus em pé, mas ela não sabia que era Jesus. Jesus perguntou-lhe: “Mulher, por que choras? Quem procuras?”... Então, Jesus falou: “Maria!” Ela voltou-se e exclamou: “Rabûni!” (que quer dizer: Mestre). Jesus disse: “... Mas vai dizer aos meus irmãos: subo para junto do meu Pai e vosso Pai, meu Deus e vosso Deus”.




            Entendendo


O CHORO SOLIDÁRIO DE
UMA MULHER AINDA FRACA NA FÉ!

A cena é comovente. Maria Madalena chorando sozinha, do lado de fora do túmulo, demonstrando ser uma mulher muito humana e solidária; no entanto, ainda fraca na fé. Os anjos falam, mas ela não vê; o próprio Jesus se dirige a ela, e ainda assim não O reconhece. O que a faz perceber que se trata de Jesus? É quando Ele diz seu nome: Maria! Então ela finalmente “acorda pra vida”.

            Jesus pede: “Não me segures, pois ainda não subi para junto do Pai”... A doutrina Católica nos coloca que, ao morrermos recebemos um corpo ressurreto, ou seja, um corpo glorioso desvinculado daquele que vivemos na terra. Ele passou por essa experiência, também, como precursor de nossa ressurreição para a vida eterna. Nós, depois da morte, passaremos pela mesma experiência, com apenas uma diferença, teremos que nos purificar de nossos pecados para recebermos um corpo novo, glorioso, iluminado.

Jesus, para abrir o caminho da vida eterna, viveu tudo que teremos que viver para chegar ao céu. Ele tanto se fez homem que chamou seus discípulos de irmãos, e os colocou na condição de filhos ao chamarem a Deus de Pai, assim como Ele fazia e havia ensinado.




Atualizando


      O CHORO PODE DURAR TODA UMA
NOITE ESCURA, MAS PELA MANHÃ BROTARÁ A ALEGRIA!

O choro pode durar toda uma escura e longa noite, mas pela manhã brotará a alegria, repentina como surgem os raios de sol. Sei que durante a escruciante noite é difícil ouvir tais palavras, mais difícil ainda, crê-las: que a noite será afugentada pela alva.
Sei que a noite é tempo em que nada se vê de esperanças: apenas penumbras assustadoras, ventos orientais batendo às janelas, furtivas sombras a nos aterrar.

Acalenta-te. Perscruta a tua alma. Inquire-a por que se abate. Lembra-te que tens ao teu lado um Pai, que para onde quer que fores, pelo que passes, sempre estará ao teu lado. Ele, para quem trevas e luzes são a mesma coisa. Espera nEle. Espera que a manhã vem, e com ela a alegria rebrotará vigorosa. Sorrirás sorrisos incontidos.
Até chorarás de alegria.

Ordena a tuas lágrimas que se retenham. Se não for possível, permita-as sair, que corram para bem longe. Mas mantém firme tua esperança, a certeza, a Fé.
Não esmoreça! Os raios de sol já vão brotar no horizonte...

Samuel Amorim Oliveira

29/03 - São Jonas e São Barachiso


29 de Março de 2016
São Jonas e São Barachiso

image

“Um dos martírios mais fortes da história”

Jonas e Barachiso eram irmãos da cidade de Beth-Asa, que viveram no século IV, numa época de muita perseguição à Igreja na Pérsia. Não existem relatos do início da vida desses dois irmãos. A biografia deles inicia quando eles começaram a visitar os cristãos encarcerados, na cidade de Hubahan.

O imperador Sapor, era quem comandava a cruel perseguição contra os cristãos, mandava prender e assassinar todos que não aceitavam adorar e prestar culto aos falsos deuses.

Jonas e Barachiso eram cristãos fervorosos, e se comoveram com a situação dos encarcerados. Foram até eles enfrentando perigos, para confortá-los e animá-los a não desistir da fé em Jesus Cristo.

Os dois acabaram presos e levados na presença do juiz, ao se negaram a adorar os falsos deuses, o juiz mandou separá-los. Barachiso foi colocado no calabouço, enquanto Jonas era açoitado de forma cruel, depois amarram seus pés e o jogaram nas águas cobertas de gelo.

O juiz chamou Barachiso e relatou as torturas de Jonas, e afirmou que ele tinha adorado os falsos deuses. Barachiso não acreditou e ainda fez um discurso tão cheio do Espírito Santo em defesa do cristianismo, que o juiz ordenou que suas torturas continuassem somente à noite, longe do público, por temer que suas palavras convertessem mais pessoas.

Como castigo mandou que colocassem ferros em brasa no seu corpo, e chumbo derretido nas suas narinas e olhos. No dia seguinte ele fez a mesma coisa com Jonas, dizendo que seu irmão Barachiso tinha adorado seus deuses, mas Jonas também não acreditou e permaneceu firme defendendo a sua fé.


Irado, o juiz mandou que os torturassem até a morte. O martírio desses dois irmãos é um dos fatos mais tristes da história do cristianismo dos primeiros séculos.

29/03 - Dia da Fundação da 1ª. Capital do Brasil

29 de Março de 2016

Dia da Fundação da 1ª. Capital do Brasil


image

Salvador

Salvador (fundada como São Salvador da Bahia de Todos os Santos) é a primeira capital do Brasil. A cidade de Salvador é notável pela sua gastronomia, música e arquitetura, e sua área metropolitana é a mais rica do nordeste do Brasil. A influência africana em muitos aspectos culturais da cidade a torna o centro da cultura afro-brasileira.

O Centro Histórico de Salvador, iconizado no bairro do Pelourinho é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa, com monumentos históricos que datam do século XVII até o século XIX, e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) em 1985.

Situada na microrregião homônima, Salvador é a terceira capital mais populosa do Brasil e a oitava da América Latina (superada por São Paulo, Cidade do México, Buenos Aires, Lima, Bogotá, Rio de Janeiro e Santiago).

Primeira sede da administração colonial portuguesa do Brasil, a cidade é uma das mais antigas da América. Por um longo tempo era chamada de "Bahia" ou "cidade da Bahia", inclusive por moradores do próprio estado e aparece sob este nome, ou como "Salvador da Bahia", a fim de diferenciá-la de outras cidades de mesmo nome.

Salvador recebeu epítetos como Roma Negra e Meca da Negritude, por ser uma metrópole cuja maior parte da população é negra, plena de elementos simbólicos e religiosos africanos.

Foi em Salvador onde surgiu a Odebrecht, que, em 2008, tornou-se o maior conglomerado de empresas do ramo da construção civil e petroquímica da América Latina, com várias unidades de negócios em Salvador, Rio de Janeiro, São Paulo e diversos países do mundo.

Além de empresas, a cidade sedia o maior carnaval popular do Brasil. Tem a Universidade Federal da Bahia (melhor do Nordeste e a 16º da América Latina) e a Escola de Administração do Exército Brasileiro.

segunda-feira, 28 de março de 2016

28/03 - Mt 28,8-15

28 de Março de 2016


evandia

Mateus 28,8-15

E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: “Alegrai-vos!” Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: “Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galileia. Lá me verão”.





            Entendendo


A FÉ AMADURECIDA É AGRACIADA
PELA REVELAÇÃO DIVINA

As mulheres foram as primeiras a ver o sepulcro vazio e, embora com medo, sentiram alegria. Certamente já estavam maduras na fé, mesmo porque Cristo ressuscitado só se revela a quem é aberto ao amor e à fé. A primeira atitude de quem sente a alegria de estar com Jesus é de “socializar” esse estado de graça. E faz isso anunciando a outros. Quem tem uma grande alegria não se sente bem em guardar consigo mesmo, mas quer que os outros saibam e festejem também.

Jesus aparece e sua primeira atitude é tirar o medo. O medo é um entrave para nossa realização. Em seguida, diz que vai aparecer na Galileia. Foi lá que ele começou a sua missão (região discriminada), e é lá que Ele vai privilegiar aquela gente, vítima do preconceito humano. É Jesus ressuscitado confirmando o que havia pregado antes: o respeito e a inclusão dos filhos de Deus que o mundo rejeita.

Temos ainda no Evangelho a corrupção das autoridades. Elas insistem em admitir que o evento Jesus é uma farsa e armam mais uma falcatrua. Inventam que os guardas dormiam e que os discípulos haviam roubado o corpo de Jesus. Como é difícil convencer a uma pessoa de fé fraca e mentalidade fechada sobre o poder de Deus se revelando de forma simples, próxima e poderosa!




Atualizando


A ALEGRIA INTERIOR É
RESULTADO DE UM ESTÁGIO AVANÇADO DE FÉ!



A ressurreição veio confirmar o que antes já havia sido anunciado – o nosso Deus é o Deus da alegria! A consciência de fé de um cristão leva-o a ser uma pessoa alegre, mesmo diante das tristezas da vida. As tristezas passam a ser passageiras e superadas pela certeza de que, estando com Ele, resolveremos qualquer situação.

A primeira mensagem que o anjo trouxe ao anunciar a Maria de que ela ficaria grávida pela ação do Espírito Santo foi:Alegra-te, ó cheia de graça”! Ainda grávida do Salvador, Maria visita Isabel, e sua prima constata o que disse o anjo, e diz: “Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria no meu ventre”! Mais tarde é a própria Maria que certifica a alegria em estar com Deus: “Minha alma engrandece o Senhor, e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador!”

Confirmando toda essa revelação de Deus, o Cristo ressuscitado aparece, mais uma vez, e a frase inicial da aparição é: “Alegrai-vos, não tenhais medo”! O medo é um obstáculo que impede a nossa alegria.


Diante de tudo isso, podemos afirmar que a nossa alegria depende do estágio de fé que nos encontramos. Fé que deve ser no Cristo ressuscitado. A pessoa pode até ter fé, mas ainda não ter feito a passagem do Cristo sofredor da cruz para o vencedor da ressurreição. Essa pessoa ainda chegou à confiança do Deus que caminha conosco e nos leva a vencer desafios que jamais seríamos capazes. Tudo isso para recuperar a nossa alegria e prazer de viver.

28/03 - São Gontrão

28 de Março de 2016

São Gontrão

image

“Rei que depois de errar muito, se converteu
e reinou com amor e justiça”

Gontrão nasceu por volta do ano 532, na França. Era filho do rei Clotário e Ingunda, neto de Clóvis e de Santa Clotilde. Quando seu pai morreu ele se tornou rei dos Francos.

Viveu longe de Deus e cometeu vários erros. Teve um filho com uma escrava, depois se casou e divorciou-se de sua esposa, chegando a casar novamente com outra mulher. Arrependeu-se de todos os seus pecados e pediu perdão a Deus, fez várias penitências, orou e jejuou muito. Tornou a governar de forma justa, seguindo os princípios cristãos.


Foi considerado protetor dos oprimidos e dos doentes. No seu reinado era generoso com os mais necessitados. Construiu várias igrejas e monastérios. Foi rei durante trinta e um anos, e antes de morrer, no dia 28 de março de 592, abandonou tudo e foi viver no mosteiro de Châlons, uma vida de santidade. relatos de vários milagres realizados por sua intercessão.

28/03 - Dia da Beatificação do Padre José de Anchieta

28 de Março de 2016

Dia da Beatificação do Padre José de Anchieta

image

O dia 28 de março de 1980 marca a data da beatificação do padre jesuíta, José de Anchieta, pelo papa João Paulo II.

O título de beato, ou bem-aventurado é concedido aos que praticaram virtudes cristãs em grau heróico e servem como modelo a ser seguido pelos demais católicos. O Vaticano faz um estudo exaustivo da vida do candidato e apura eventuais milagres obtidos pela sua intercessão. O padre José de Anchieta atingiu esse estágio, e recebeu o título.

Anchieta nasceu em São Cristóvão, nas Ilhas Canárias em 1533 e morreu em Iriritiba, no Espírito Santo, em 1597. Este missionário jesuita tinha 20 anos quando chegou ao Brasil, na comitiva de Duarte da Costa, o segundo governador geral.

O trabalho de Anchieta foi decisivo para a implantação do catolicismo no Brasil. As peregrinações que ele fez a pé, a cavalo ou em embarcações abriram caminhos que se transformariam em estradas, e contribuíram para manter o Brasil unificado nos séculos seguintes.

Dois anos depois de ter chegado, Anchieta escreveu o livro Arte da Gramática, do tupi. Transmitiu aos outros jesuítas os seus conhecimentos. Ensinou latim e  português aos índios, escreveu manuais para os alunos, cartas sobre o trabalho dos jesuítas, poemas, um dicionário de tupi, além de um tratado sobre a flora, a fauna e o clima da Capitania de São Vicente.

Anchieta desbravou a Serra do Mar e instalou-se no Planalto de Piratininga, fundou o Colégio que deu origem à cidade de São Paulo. Mais que um centro de aprendizado, a escola era um posto avançado da Companhia de Jesus em terras indígenas, distante das vilas portuguesas do litoral.

Através de conhecimentos médicos adquiridos, Anchieta cuidava dos índios que contraíam doenças disseminadas pelo homem branco.

“A PAZ ESTEJA CONVOSCO!” COMO DEFINIR ESSA PAZ NA VIDA DE CADA DIA?



“A PAZ ESTEJA CONVOSCO!”
COMO DEFINIR ESSA PAZ NA VIDA DE CADA DIA?


                “A paz esteja convosco!” Esta frase que ouvimos em cada missa, foi pronunciada por Jesus em uma aparição, já ressuscitado. A invocação dessa paz leva a assembleia à saudação fraterna em abraços e apertos de mão.

Mas, que paz é essa, tão importante que, antes de receber a Eucaristia, somos convocados a assumir? O iluminado cantor, Pe. Zezinho, em uma de suas canções, define assim:

“Eu canto esta paz inquieta, cheia de trevas e luz, desde que eu sigo os caminhos do profeta chamado Jesus”...

Aqui, o cantor define essa paz, não apenas como um estado de harmonia interior, onde eu me sinto bem comigo mesmo, como uma espécie de paz intimista, mas uma paz comprometida com os acontecimentos da vida, com idas e vindas, momentos bons e ruins... 

É a paz que me leva a querer que o outro esteja bem, assim como eu estou...

A paz que não é apenas ausência de guerra, mas a paz shalom! Paz que nos faz viver o jeito amoroso de Deus aqui na terra, em nossas relações cotidianas.

É a paz que está comigo, até mesmo se eu estiver em crise, pois aquela paz é resultado da consciência tranquila, de saber que Deus está no controle da situação. 


Sabendo que a paz é Jesus, nós podemos dizer que Ele está entre as pessoas, ou que está dentro de cada pessoa, que está no meio de nós. E se temos esta segurança, cresce em nós o desejo de que todos possam fazer a experiência desta paz verdadeira. Shalom!