Últimos Posts

sábado, 30 de abril de 2016

30/04 - Jo 15,18-21

30 de Abril de 2016


evandia

João 15,18-21

Se o mundo vos odeia, sabei que primeiro odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o
mundo vos amaria como ama o que é seu; mas, porque não sois do mundo, e porque eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos odeia. Recordai-vos daquilo que eu vos disse: ‘O servo não é maior do que o seu senhor’. Se me perseguiram, perseguirão a vós também. E se guardaram a minha palavra, guardarão também a vossa. Eles farão tudo isso por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.




            Entendendo


O ÓDIO DO MUNDO CONTRA OS ENVIADOS DE DEUS

Jesus hoje não poupa palavras para alertar aos seus discípulos sobre o “ódio do mundo”. Ele não esconde as dificuldades que seus continuadores terão, e deixa claro que o mundo não reconhece quem é de Deus. Diante disso, a perseguição passa a ser uma condição natural aos que são fiéis aos valores ensinados por Ele.

Jesus afirma que se Ele foi perseguido, todo aquele que for fiel aos seus ensinamentos poderá, também, sofrer por causa da fidelidade à Palavra de Deus.

O ensinamento de Cristo provocou divisão e ódio nas pessoas, instituições, famílias, contra Ele mesmo, e contra todos aqueles que se tornaram testemunhas do amor que Ele propagou. Mas Jesus alertou que tudo isso viria acontecer, pela dificuldade do mundo em reconhecer o amor de seu Pai.




Atualizando

ONDE NASCE O ÓDIO?

O ódio é um sentimento que aniquila, destrói aquilo onde toca e a quem toca. É o desejo de dor alheia.

O ódio, assim como tudo o que é negativo, surge do medo transformado por uma expectativa, um desencontro, por um desejo não realizável pela implicação de uma circunstância ou de uma decisão não partilhada.

Surge do choque de ideias inflexíveis ou do encontro com alguém em quem projetamos os nossos medos ou que, de alguma forma, fez florescer os mesmos.

Odiar alguém supõe a intenção da sua dor através da nossa raiva por qualquer que tenha sido a sua atuação no nosso desencontro. Odiá-lo, assim como ama-lo, é decisão nossa (sem necessidade de consenso), logo não se pode atirar à cara de quem se odeia o ódio que se processa, porque o ódio nasce dentro de nós, por isso para apagar o ódio só podemos apagá-lo em nós, entender porque nasceu, em que nos afeta, e qual o vinculo que há entre a causa e o sujeito pelo qual nasceu.

Ao observar tudo isto, descobriremos que o ódio surge de uma falta de aceitação, seja própria ou alheia, e que a única maneira  que podemos fazer é perdoar e afastar-nos, porque o ódio descontrolado é como o fogo – arrasa tudo! Por nada!


Fonte: almaescura.blogs.sapo.pt

30/04 - São Pio V

30 de Abril de 2016
São Pio V

clip_image001

“Papa que fez grandes reformas na Igreja”

Antonio Miguel Ghislieri nasceu no ano de 1504, em Bosco Marengo, na província de Alexandria, e, com quatorze anos, ingressou na Ordem Dominicana.

Ordenou-se sacerdote, foi professor, superior do convento e superior provincial, depois se tornou bispo e, em 1566 foi nomeado papa, assumindo o nome de Pio V.

Seu pontificado foi marcado por várias reformas e mudanças que fez dentro da Igreja. Acabou com o nepotismo, ou seja, regalias, cargos ou vantagens que os familiares dos papas eleitos recebiam. Implantou algumas mudanças no campo pastoral, que foram aprovadas no Concílio de Trento, como a obrigação de residência para os bispos, a clausura dos religiosos, o celibato e santidade de vida dos sacerdotes e as visitas pastorais dos bispos, entre outras medidas.

Também combateu fortemente a Reforma Protestante, além de conseguir a união dos países católicos.

          São Pio V faleceu no dia primeiro de maio de 1572, com sessenta e oito anos.  Foi beatificado em 1672, canonizado em 1712 e sua festa litúrgica é a 30 de abril.

30/04 - Dia do Ferroviário

30 de Abril de 2016

Dia do Ferroviário

clip_image002

O ferroviário, isto é, o trabalhador das estradas de ferro, também tem o seu dia. É o 30 de abril. Por quê? Porque em 30 de abril de 1854 inaugurou-se a primeira linha ferroviária do Brasil, numa viagem que contou com a ilustre presença do imperador dom Pedro II e da imperatriz Tereza Cristina.

A Estrada de Ferro Petrópolis, que tinha cerca de 14 km de trilhos, ligava o Rio de Janeiro a Raiz da Serra, na direção da cidade que batizou a ferrovia. Ela foi um empreendimento do empresário Irineu Evangelista de Sousa, que por isso recebeu do governo imperial o título de barão de Mauá.

Hoje, pode não parecer, mas as estradas de ferro e seus trabalhadores já foram muito importantes para o desenvolvimento de nosso país. A história do Brasil, em diversos sentidos, caminhou sobre os trilhos dos trens, puxada pelas locomotivas. Quer um exemplo surpreendente?

Os ingleses e o futebol

As duas primeiras bolas de futebol trazidas para o Brasil, que introduziu aqui esse esporte britânico, foram utilizadas numa partida entre os funcionários da São Paulo Railway (= estrada de ferro) e os da Companhia de Gás. Os ferroviários ganharam por 4 a 2.

Na verdade, assim como o futebol, a ferrovia é uma invenção dos ingleses. A primeira locomotiva da história foi projetada pelo engenheiro George Stephenson (1781-1848). Seus resultados para o transporte de carga e passageiros foram surpreendentes. Afinal, os transportes terrestres da época tinham tração animal e a locomotiva (de "locomotion", locomoção, movimento) atingia uma velocidade incrível: 20 quilômetros por hora.

Os trens rapidamente se difundiram no mundo e no Brasil. Aqui, em 1889 já havia 10 mil quilômetros de linhas férreas e, no centenário da inauguração da estrada de Mauá, em 1954, os trilhos já haviam atingido cerca de 40 mil quilômetros. Ao longo de todo esse tempo, várias outras vezes os ferroviários ajudaram a transportar nossa história.

A locomotiva da história

Em 1930, Getúlio Vargas pegou um trem no Rio Grande do Sul e seguiu para o Rio de Janeiro, conduzindo as tropas gaúchas que iriam depor o presidente Washington Luís e começar um novo período da história nacional. Da mesma maneira, viajavam de trem as tropas paulistas que se insurgiram contra Getúlio em 1932, lutando pela promulgação de uma nova Constituição.

Na década de 1950, o trem era o principal meio de transporte entre as duas maiores cidades do país: São Paulo e o Rio de Janeiro. A ponte aérea só surgiria em 1959. Contudo, não foi o avião que o presidente Juscelino Kubitschek trouxe para o Brasil, na virada da década de 50 para a de 1960, mas a indústria automobilística.

Com isso, as estradas de ferro entram em decadência. Infelizmente, pois se trata de um meio de transporte eficiente, barato e limpo, no que se refere à poluição ambiental. Hoje em dia, a malha ferroviária do país chega somente a cerca de 30 mil quilômetros, utilizada em sua maioria para o transporte de carga.

Trem-bala

Você pode estar pensando que isso é natural, que o trem era uma coisa do passado, que se tornou ultrapassada com o surgimento dos carros, dos ônibus, dos automóveis, mas isso absolutamente não é verdade. A importância do passado ressalta que as ferrovias também podem ser uma grande opção de transporte no futuro. Nas grandes cidades, os trens já são importantíssimos, transportando passageiros por debaixo da terra nos metrôs.

Além disso, a tecnologia ferroviária evolui muito ao longo de quase dois séculos. O trem-bala japonês, que une as cidades de Tóquio e Osaka, atinge uma velocidade média de 300Km/h. No Brasil o Ministério dos Transportes fala em abrir uma concorrência para criar uma PPP (Parceria Público-Privada) para a construção de um trem-bala entre o Rio de Janeiro e São Paulo.

Ele percorreria os 400Km que separa as duas cidades em uma hora e meia, viajando a uma velocidade média de 280Km/h. Este talvez já seja um bom motivo para se comemorar com entusiasmo o dia do ferroviário.

sexta-feira, 29 de abril de 2016

29/04 - Jo 15,12-17

29 de Abril de 2016


evandia

João 15,12-17

Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida por seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai. Não fostes vós que me escolhestes; fui eu que vos escolhi e vos designei, para dardes fruto e para que o vosso fruto permaneça. Assim, tudo o que pedirdes ao Pai, em meu nome, ele vos dará. O que eu vos mando é que vos ameis uns aos outros”.




            Entendendo


JESUS MOSTRA QUE QUEM
PERMANECE NO AMOR É CAPAZ DE FAZER AMIGOS!

Amar é a experiência maior e principal da vida do homem e da mulher de fé. Jesus insiste neste tema com seus discípulos porque eles darão continuidade à prática do amor, após a sua morte.

É interessante perceber que Jesus insiste no verbo “permanecer”. A insistência Dele tem sentido, diante dos altos e baixos dos discípulos. Jesus mostra que a prática do amor não acontece apenas em ocasiões especiais, mas no dia-a-dia da vida.

O “estar” e o “ficar” são transitórios. Hoje posso estar ou ficar e amanhã ir embora, mudar de opção e até de estado de vida. O “permanecer” imprime caráter, continuidade, comprometimento. Ser cristão é continuar vivendo a filosofia do amor como opção de vida que vai do renascer pelo batismo, até a morte.

Ao afirmar: “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu Senhor. Eu vos chamo amigos”..., quer mostrar que Ele não quer um grupo de empregados. Quer uma comunidade de iguais, de amigos, de pessoas que convivam e partilhem a sinceridade da vida com prazer.



Atualizando


“ESTOU CERCADA DE PESSOAS, MAS NÃO TENHO AMIGOS!” DEPOIMENTOS COLETADOS NA INTERNET

Estou cercada de amigos, mas não tenho amigos.’ É assim que Tânia, de 21 anos, descreve a sensação de ter muitas pessoas à sua volta, mas não se sente achegada a nenhuma delas em especial. Esse sentimento é muito comum entre pessoas que fazem parte de redes sociais.

Serena, de 22 anos, diz: “Você pode até ter uma enorme ‘lista de amigos’ e passar a impressão de que é muito popular, mas na realidade ela talvez não passe de uma lista de contatos sem valor”.
Fonte:www.jw.org

O que você prefere: centenas de contatos ou poucos amigos de verdade? Embora as duas coisas tenham suas vantagens, um verdadeiro amigo pode ajudá-lo a vencer desafios e até mesmo a ser uma pessoa melhor.

Nem mesmo a família, algo tão sagrado, substitui as amizades. Ainda que a relação marido e mulher seja maravilhosa, um e outro necessitam ter amigos; ainda que os filhos vivam bem com seus pais e entre eles, há necessidade de ter amigos; ainda que a pessoa tenha uma relação boa com seu grupo, seja de vizinhos, colegas de trabalho... Somente essas relações baseadas em laços familiares, profissionais, sociais não bastam.


Jesus reconhece o valor de uma amizade sincera. No Evangelho de hoje chama seus discípulos de amigos, e deixa entender que chegou a este estágio, porque se deixou conhecer e confiar.

29/04 - Santa Catarina de Sena

29 de Abril de 2016
Santa Catarina de Sena

clip_image002

“Irmã leiga, analfabeta e declarada Doutora da Igreja”

Catarina nasceu no dia 25 de março de 1347, em Sena, na Itália. Pertencia a uma família muito humilde e seus pais tiveram vinte e cinco filhos. Catarina tinha uma saúde frágil e vivia sempre doente, devido à dificuldade financeira de seus pais, não pode estudar.

Desde pequena gostava de rezar, fazer penitências e jejuns, e com apenas sete anos de idade consagrou sua virgindade a Deus. Aos quinze anos entrou na Ordem Terceira de São Domingos, e passou a ser exemplo de oração e contemplação a Deus.

Quando ficou adulta, Catarina ajudou muito a Igreja na luta pela unidade, pois embora analfabeta, ditou muitas cartas dirigidas ao povo, a reis, príncipes e governantes católicos pedindo que obedecessem ao verdadeiro Papa, já que na época, a Igreja enfrentava um Cisma com dois papas no trono de Pedro.

Catarina enfrentou a peste europeia, que matou muitas pessoas. Ela trabalhou de forma incansável para ajudar as vítimas da peste e muitos se convertiam vendo as curas e milagres que Deus operava através dela.

Em meio a tudo isso ainda deixou obras literárias, por ela ditadas, de alto valor histórico, místico e religioso, como o livro "Diálogo sobre a Divina Providência", lido, estudado e respeitado até hoje.

Santa Catarina de Sena faleceu no dia 29 de abril de 1380, após sofrer um derrame aos trinta e três anos de idade.


Foi canonizada em 29 de abril de 1461 e declarada "Doutora da Igreja" pelo papa Paulo VI em 1970.

29/04 - Dia Internacional da Dança

29 de Abril de 2016
Dia Internacional da Dança

clip_image002

O Dia Internacional da Dança ou Dia Mundial da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.
Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Alguns dos objetivos desta comemoração é aumentar a atenção pela importância da dança entre o público geral, assim como incentivar governos de todo o mundo para fornecerem melhores políticas públicas voltadas à dança.

Enquanto a dança tem sido uma parte integral da cultura humana através de sua história, não é prioridade oficial no mundo. Em particular, o professor Alkis Raftis, então presidente do Conselho Internacional de Dança, disse em seu discurso em 2003 que "em mais da metade dos 200 países no mundo, a dança não aparece em textos legais (para melhor ou para pior). Não há fundos no orçamento do Estado alocados para o apoio a este tipo de arte. Não há educação da dança, seja privada ou pública".


quinta-feira, 28 de abril de 2016

28/04 - Jo 15,9-11

28 de Abril de 2016


evandia

João 15,9-11

Como meu Pai me ama, assim também eu vos amo. Permanecei no meu amor. Se observardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como eu observei o que mandou meu Pai e permaneço no seu amor. Eu vos disse isso, para que a minha alegria esteja em vós, e a vossa alegria seja completa.


            Entendendo


A ALEGRIA DE ESPÍRITO É RESULTADO
DAQUELES QUE PERSEVERAM NO AMOR CRISTÃO

Jesus volta a insistir no “amor fraterno” que deve existir entre nós cristãos. O verbo “permanecer” é colocado no evangelho com insistência, indicando que o compromisso com esse “amor” deve ser constante, e não apenas em atos extraordinários.

Além da “perseverança”, Ele coloca como atitude que nos ajuda a fazer o amor acontecer – o respeito aos mandamentos – e, como consequência, a alegria completa em nosso estado de espírito.

Dos pensadores cristãos, Paulo, parece ter sido aquele que mais entendeu com clareza o amor que Jesus pregou. Em seu poema, na 1ª. Carta aos Coríntios, ele relaciona as qualidades de quem ama com amor cristão:

“O amor é paciente, é benfazejo; não é invejoso, não é presunçoso nem se incha de orgulho; não faz nada de vergonhoso, não é interesseiro, não se encoleriza, não leva em conta o mal sofrido; não se alegra com a injustiça, mas fica alegre com a verdade. Ele desculpa tudo, crê tudo, espera tudo, suporta tudo” (1º. Cor 13,4-7).




Atualizando


O AMOR DE CRISTO E OUTRAS
FORMAS DE AMOR CLASSIFICADAS PELA SOCIEDADE!

Jesus surpreendeu a todos quando apresentou um Deus diferente do que concebiam na época. Um Pai próximo, compreensivo, um Deus de Amor. No resumo de todos os mandamentos Ele coloca o “amor” como a força de Deus que move as relações: “Amar a Deus e ao próximo”!

A palavra “amor” vem sendo desgastada, e utilizada de forma inadequada na sociedade. Desde um “eu te amo” vazio, muitas vezes até como estratégia de conquista e sedução, até uma relação sexual praticada de qualquer jeito, ouvimos um “fazer amor”.

Com isso, não quer dizer que o sexo não seja uma expressão de amor. Ele foi um desejo criado pelo amor de Deus por nós. Mas, depende da forma que é praticado. Aliás, entre as três definições antigas do grego sobre o amor (eros, phileo e ágape), o sexo é uma delas.

A palavra "eros" se referia ao amor sexual e, como sabemos, faz parte da vida comprometida de duas pessoas que amadurem seu bem querer. Essa relação, para nós cristãos, ganha sua plenitude na formação de uma família.

O amor "phileo" significava o amor que existia entre pais e filhos, e entre irmãos.

O amor “ágape” é o mais profundo e o mais sublime de todos. Este amor sempre caracterizou Deus. São muitas as passagens da Bíblia que o amor ágape é definido. Em João 3,16 é mostrada a fonte desse amor – Deus! “Deus amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho..."


Se o relacionamento de duas pessoas for alicerçado no “amor ágape”, a prática do ato sexual não será apenas impulso humano, mas um verdadeiro “fazer amor” que preencherá também a alma. Afastará todo resquício de ato promíscuo e surgirá a alegria de dois corpos que chegam à plenitude do prazer.

28/04 - São Pedro Chanel

28 de Abril 2016
São Pedro Chanel

clip_image002

“O Jovem Mártir é o Padroeiro da Oceania”

Pedro nasceu no dia 12 de julho de 1803, na pequena Cuet, França. Levado pelo seu pároco, iniciou os estudos no seminário local e, em 1824, foi para o de Bourg, onde três anos depois se ordenou sacerdote.

Desde jovem, queria ser missionário, mas primeiro teve de trabalhar como pároco de Amberieu e Gex, pois havia carência de padres em sua pátria. Juntou-se a outros padres que tinham a mesma vocação e trabalhavam sob uma nova congregação, a dos Maristas, dos quais foi um dos primeiros membros.

Realizando seu desejo missionário, partiu para a Oceania, em companhia do irmão leigo, Nicézio. Os costumes eram muito diferentes, a cultura tão antagônica à do Ocidente, que primeiro ele teve de entender o povo para depois pregar a palavra de Cristo. Muitos jovens passaram a procurá-lo. O trabalho foi se expandindo e, logo, grande parte da população havia se convertido.

Ao perceber que vários membros de sua família haviam aderido ao cristianismo, Musumuso, o genro de um cacique indigena, matou Pedro Chanel a bordoadas de tacape. Era o dia 28 de abril de 1841, quando morreu com apenas 38 anos.


Hoje, o local de seu martírio é um paraíso para milhares de turistas e para a população, que é totalmente católica e vive em paz. E se hoje é assim, muito se deve à semente plantada pelo trabalho de Pedro Chanel. Foi beatificado em 1889, sendo declarado padroeiro da Oceania.

28/04 - Dia da Educação, da Sogra e das Vítimas em Acidentes de Trabalho

28 de Abril de 2016


Dia da Educação, da Sogra e das Vítimas em
Acidentes de Trabalho


Educação

clip_image002

Educação é o conjunto de técnicas e conhecimentos necessários para a transmissão do saber e dos valores essenciais à sociedade.

Ao professor cabe transmitir conhecimentos e estimular o raciocínio lógico e a visão crítica dos estudantes, ajudando-os no desenvolvimento de habilidades para entrar no mercado de trabalho e assumir seu papel de cidadão.

Hoje em dia é grande a importância dada à educação. O número de analfabetos no país vem caindo a cada ano e praticamente todas as crianças com idade entre 7 e 14 anos estão matriculadas na escola. E também há um esforço para colocar na pré-escola as crianças com menos de seis anos de idade.

Uma preocupação atual é com a repetência. Professores e o Ministério da Educação buscam formas de evitar a repetência dos alunos para que eles não desanimem e acabem abandonando a escola. Mesmo assim, muitas crianças e jovens têm que deixar de estudar porque precisam trabalhar.

A qualidade do ensino também é um ponto importante para se pensar. Pouco adianta completar séries e ganhar um diploma se não aprendermos de verdade. Por tudo isso, estudar com prazer e buscar compreender o mundo através do que aprendemos é uma boa forma de comemorar o Dia da Educação.


Sogra

Você já pensou em dar um presente, mandar flores ou simplesmente dar um abraço e parabenizar a sogra pelo seu dia?

O relacionamento com ela não está tão bem? Então o Dia da Sogra é uma excelente oportunidade para demonstrar grandiosidade de espírito e dar o primeiro passo na busca da reconciliação. Afinal, ela é a mãe de seu cônjuge e avó de seus filhos.

O bom relacionamento entre nora, sogra e filho-marido, ou, genro, sogra e filha-esposa, é muito importante. Vale a pena. E a felicidade, com a bênção de Deus, fará de todas as pessoas que contribuem para bem, desempenhar o papel que lhes foi reservado na existência.


Acidente do Trabalho


O dia 28 de abril foi definido como o Dia em Memória às Vítimas de Acidentes de Trabalho, em decorrência da explosão de uma mina nos Estados Unidos, em 28 de abril de 1969, matando 78 trabalhadores.

Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.

De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos.

O direito universal à saúde é uma conquista da cidadania brasileira, garantida na Constituição Federal, em seu artigo 196, como “... um direito de todos e um dever do Estado garantido mediante políticas sociais e econômicas...”.

A Saúde do Trabalhador está contemplada na Constituição como competência do SUS - Sistema Único de Saúde. Nesse sentido, as questões que associam saúde e trabalho deixam de se relacionar entre trabalhador e empregador, passando a ser também um objeto da Saúde Pública.


quarta-feira, 27 de abril de 2016

27/04 - Jo 15,1-8

27 de Abril de 2016


evandia

João 15,1-8

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor. Todo ramo que em mim não dá fruto ele o corta; e todo ramo que dá fruto, ele o limpa, para que dê mais fruto ainda. Vós já estais limpos por causa da palavra que eu vos falei. Permanecei em mim e eu permanecerei em vós. Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira, assim também vós não podereis dar fruto, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele, esse produz muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer. Quem não permanecer em mim, será lançado fora como um ramo e secará. Tais ramos são recolhidos, lançados no fogo e queimados. Se permanecerdes em mim e minhas palavras permanecerem em vós,  pedi o que quiserdes e vos será dado. Nisto meu Pai é glorificado: que deis muito fruto e vos torneis meus discípulos.



            Entendendo


“TODO RAMO QUE NÃO DÁ FRUTO ELE CORTA; E O
QUE DÁ FRUTO, ELE LIMPA, PARA QUE DÊ MAIS FRUTO AINDA”

Jesus utilizava todas as técnicas de comunicação para fazer o povo entender a mensagem. Mais uma vez Ele utiliza a natureza como referência para a pessoa humana, ao citar uma árvore e seus ramos. A união dos galhos com o tronco simbolizada no evangelho representa o tipo de relacionamento a ser estabelecido entre Jesus e a comunidade dos discípulos, e, ao mesmo tempo, funciona como um alerta para as tentações futuras.

A parábola sublinha alguns pontos fundamentais. Para os discípulos produzirem frutos de amor e justiça é necessário permanecerem unidos ao Senhor. O verbo “permanecer” oito vezes, mostrando a necessidade de estar sempre ligado a Ele. Um relacionamento puramente exterior e formal com Jesus não tem sentido, não produz fruto. 

A parábola serve, também, de alerta contra a tentação de buscar outras filosofias e motivações fora de Jesus Cristo. Seriam adesões estéreis, pois só na medida em que permanecer unido a Ele, o discípulo irá agir conforme o desejo do Pai.


Atualizando

CHAMAR A ATENÇÃO E CORRIGIR O
OUTRO LEVA-NOS A PRODUZIR FRUTOS DO BEM!

Chamar a atenção um do outro faz parte da nossa vida; saber corrigir o outro é, na verdade, saber ajudá-lo, é ter misericórdia, caridade e não permitir que ele fique no erro. É verdade que nem sempre é fácil repreender, chamar à atenção e corrigir todas as situações. Nem sempre sabemos corrigir, às vezes, corrigimos de uma forma brusca, errada, usamos as palavras erradas e, talvez, num momento errado também. Por outro lado, nem sempre quem recebe a correção gosta de ser corrigido ou recebe com bom grado.
 
Tanto para quem corrige quanto para quem recebe, a correção tem um elemento fundamental que precisa existir entre ambos: caridade. Se você não tem caridade no coração, não tem verdadeiramente amor pelo seu irmão, não vale a pena corrigi-lo! Se você não tem caridade, que é a irmã da humildade, ninguém poderá corrigi-lo, porque o orgulho vai estar sempre à frente, mascarando-o e escondendo aquilo que você é de verdade. Você vai sempre dar desculpas, vai sempre ser contra qualquer correção que o outro queira fazer.

Já recebi correções, mas, muitas vezes, nem percebi que o outro tinha toda a razão em me corrigir  que beleza, este me ganhou só pela caridade e pelo amor que teve em me corrigir! Não me corrigiu, porque me queria mal, mas porque queria bem! Um dia desses, uma senhora mandou com tanto amor uma correção para mim, dizendo: “Padre, eu acho que o senhor errou fazendo isso e aquilo”. Essa correção foi um bálsamo para o meu coração, ela me mandou essa observação com tanto amor, que me ajudar a perceber coisas até muito além do que ela estava falando.

No dia de hoje, peçamos essa graça a Deus de sabermos corrigir. Que Ele nos dê realmente a graça de sabermos orientar, corrigir e exortar o outro. Ao mesmo tempo, também nos dê a graça de aceitar ser corrigidos, exortados, chamados à atenção. Só quem tem a virtude do espírito no coração é que sabe viver essa graça. Ganha quem corrige com caridade e ganha mais ainda quem sabe acolher com amor a correção que recebe do outro! Infelizmente, muitos filhos se perderam, porque os pais não souberam corrigi-los.

Dois elementos que nunca podem nos faltar: a ternura e o rigor. Precisamos de um certo rigor para corrigir os nossos, mas sem jamais perder a ternura, o amor e a bondade. Assim, a nossa correção vai produzir muito mais frutos.
Pe. Roger Araújo

Canção Nova

27/04 - Santa Zita

27 de Abril de 2016

Santa Zita

clip_image002

“Padroeira dos empregados domésticos, viveu
para servir a Deus e ao próximo”


Zita nasceu em 1218, em Lucca na Itália. Era filha de uma família pobre e camponesa, mas que soube transmitir à filha os valores cristãos. Aos doze anos de idade, por necessidade, foi trabalhar de empregada domestica na casa de uma família nobre e rica.

No começo sofreu muito, pois era maltratada pelos patrões e outros empregados. Aguentou tudo com muita humildade e fé, rezando muito e, na medida do possível, tudo que ganhava dos patrões dividia com os mais pobres que ela.

Aos poucos conquistou a confiança dos patrões e passou a governar a casa, atraindo também muita inveja dos outros empregados. Uma vez, um deles contou que Zita estava dando os alimentos da despensa para mendigos, e assim que o patrão perguntou o que levava escondido no avental, ela respondeu: "são flores", e soltando o avental uma chuva delas cobriu os seus pés.

Trabalhou na casa dessa família até os sessenta anos de idade, quando morreu no dia 27 de abril de 1278. Sua vida foi dedicada aos pobres, doentes e a essa família.


Seu corpo permanece intacto na basílica de São Frediano, onde acontece, até hoje, vários milagres por meio de sua intercessão. Foi canonizada em 1696, pelo papa Inocêncio XII.

27/04 - Dia do Empregado Doméstico

27 de Abril de 2016

Dia do Empregado Doméstico

clip_image001

Empregado doméstico é aquele maior de 18 anos que, mediante pagamento, presta serviços de natureza contínua e com finalidade não lucrativa, no âmbito da residência de uma pessoa ou família.

São empregados domésticos: a governanta, o motorista particular, o acompanhante de idosos ou doentes, a babá, o mordomo, o caseiro, o/a cozinheiro (a), o/a faxineira, o vigia, etc. - Sempre que a atividade exercida não se preste a finalidade lucrativa. Por exemplo: cozinheiros, faxineiros ou vigias de uma empresa não são empregados domésticos

Em 19 de março de 2013 o Senado Federal aprovou, em primeiro turno, por unanimidade, proposta de “Emenda” à Constituição, para estabelecer a igualdade de direitos trabalhistas entre os empregados domésticos e os demais trabalhadores urbanos e rurais. A proposta amplia os direitos trabalhistas de trabalhadores domésticos.


Trabalhadores domésticos diaristas

Em 30 de maio de 2012, a Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público (CTASP) da Câmara dos Deputados aprovou a regulamentação da profissão de diarista.

O texto do Senado considera diarista o trabalhador que presta serviço no máximo uma vez por semana para o mesmo contratante, em ambiente residencial, sem vínculo empregatício, recebendo o pagamento pelos serviços prestados no dia em que o serviço é prestado.
Fonte: pt.wikipedia.org

terça-feira, 26 de abril de 2016

26/04 - Jo 14,27-31a

26 de Abril de 2016


evandia

João 14,27-31a

Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz. Não é à maneira do mundo que eu a dou. Não se perturbe, nem se atemorize o vosso coração. Ouvistes o que eu vos disse: ‘Eu vou, mas voltarei a vós’. Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai, pois o Pai é maior do que eu. Disse-vos isso agora, antes que aconteça, para que, quando acontecer, creiais. Já não falarei mais convosco, pois vem o chefe deste mundo. Ele não pode nada contra mim. Mas é preciso que o mundo saiba que eu amo o Pai e faço como o Pai mandou.


            Entendendo


JESUS DESPEDE-SE DEIXANDO A “PAZ”, MAS
DEMONSTRA PREOCUPAÇÃO COM OS QUE FICAM!

Jesus faz um comunicado e demonstra uma única preocupação, quanto à sua partida. Comunica a sua morte. Tenta suavizar e busca tranquilizar os discípulos amigos, afirmando que eles deveriam ficar alegres por saber que Ele estaria indo para junto de seu Pai. Jesus sabia que, no lado humano, não seria fácil, pois os discípulos estavam perdendo um amigo querido, com quem haviam tido um relacionamento de profunda confiança.

A preocupação maior de Jesus não era com a sua morte, mas com as tentações e falsas propostas que surgiriam após a sua ausência física. Ou seja, o “Príncipe do Mundo”, como Ele chamou o inimigo, buscaria desviar os discípulos com todo tipo de dificuldades. De fato, aconteceu! Muitas foram as perseguições e mortes (martírio) brutais com os seus seguidores. Para Ele, este motivo era causa de maior tristeza que a sua própria morte.

Apesar da incerteza do futuro, os discípulos deveriam alegrar-se. Para transmitir maior segurança ainda, fez um discurso na partida, afirmando que estava indo preparar um lugar e levaria todos com Ele, e comparou o céu com uma morada, para deixá-los familiarizados com a ‘vida que nos espera’ (Cf. João 14,1-3).




Atualizando


PESSOAS EM ESTÁGIO AVANÇADO DE FÉ
CONSEGUEM FAZER SUA DEPEDIDA ANTES DA MORTE!

Jesus percebeu que a qualquer momento podia ser morto, e fez discursos de despedida. Em um deles, no evangelho de hoje, fez uma afirmação que surpreendeu os discípulos: “Se me amásseis, ficaríeis alegres porque vou para o Pai”.

            Trazendo para nossa realidade atual, será que alguém chega ao nível elevado de fé a tal ponto de sentir alegria em saber que está perto de morrer, pelo fato de aproximar-se do seu encontro com Deus? É possível, mas muito difícil.
           
A morte continua sendo o ato extremo que assusta a todos. Principalmente pelos vínculos que são estabelecidos por aqui. Constituímos família; vemos florescer nossos projetos, depois de tanta luta; criamos laços de amizade; aprendemos a conviver e nos familiarizamos com as coisas daqui; criamos raízes... A morte nos leva a romper com tudo isso.
           
Somente um estágio profundamente avançado de fé, leva-nos ao desapego a tudo isso. Não me refiro aqui, às pessoas materialistas, que vivem obsecadas com o “ter” e “acumular”, e lidam de forma insensível com a realidade divina. Falo de uma pessoa que tem compromisso com a sua fé, mas que, ainda, não conseguiu chegar a tamanha conquista – encarar com alegria a passagem para a eternidade!


Estamos a caminho! Que o Senhor Ressuscitado abençoe nossa caminhada de fé, nos ajude a tirar o medo e trabalhar essa certeza como uma conquista.