Últimos Posts

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

23/01 - Mc 3,22-30

23 de Janeiro de 2017


evandia

Marcos 3,22-30

Os escribas vindos de Jerusalém diziam que ele estava possuído por Beelzebu e expulsava os demônios pelo poder do chefe dos demônios. Jesus os chamou e falou-lhes em parábolas: “Como pode Satanás expulsar Satanás? Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se. Se uma família se divide internamente, ela não consegue manter-se. Assim também, se Satanás se levanta contra si mesmo e se divide, ele não consegue manter-se, mas se acaba. Além disso, ninguém pode entrar na casa de um homem forte para saquear seus bens, sem antes amarrá-lo; só depois poderá saquear a sua casa. Em verdade, vos digo: tudo será perdoado às pessoas, tanto os pecados como as blasfêmias que tiverem proferido. Aquele, porém, que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado; será réu de um ‘pecado eterno’”. Isso, porque diziam: “Ele tem um espírito impuro”.



            Entendendo

A BLASFÊMIA CONTRA O ESPÍRITO SANTO

            As ações extraordinárias praticadas por Jesus, sobretudo a expulsão da força do mal do corpo das pessoas deixavam os doutores (escribas) sem argumento. Não se deram por vencidos, partiram para o ataque contra Jesus acusando-O de ter pacto com o Demônio.

            Jesus lança mais um argumento sábio que deixa seus adversários atrapalhados: “Como pode Satanás expulsar Satanás?” E justifica: “Se um reino se divide internamente, ele não consegue manter-se”. É interessante que, em seguida, Ele lembra que a família não pode estar dividida. Com tais afirmações Jesus acentua a importância da união como força para combater as dificuldades e a família como prioridade de Deus.

            Jesus termina proclamando uma profecia que passa a ser uma grande novidade: “Aquele que blasfemar contra o Espírito Santo nunca será perdoado”. O pecado contra o Espírito Santo, neste contexto, foi o cometido pelos escribas e fariseus, ou seja, rejeitar Deus conscientemente e ainda atribuir o seu poder ao poder do demônio.
           


Atualizando


A MENTIRA PODE SE TORNAR UM VÍCIO
E LEVAR A PESSOA A VIVER NO MUNDO DAS ILUSÕES

Muitas vezes nos deparamos com pessoas que mentem com facilidade e, como nem sempre estamos treinados para reconhecer suas mentiras, nos envolvemos e nos decepcionamos amargamente. O mentiroso faz isso com tanta frequência que não sabe mais perceber o que é verdade e o que é mentira. E acabam acreditando em sua própria mentira.

O recurso da mentira é utilizado por pessoas que não assumem o que são e não se responsabilizam por seus atos. Quando se sentem pressionados mentem, inventam desculpas e de alguma maneira ainda colocam a culpa em terceiros. Não pensam que com o passar do tempo todos ao seu redor reconhecerão esse lado ruim do seu caráter, pois sabemos que mentira tem perna curta.

Todos já utilizamos a mentira em algum momento de nossas vidas e sabemos que não é bom. A mentira pode ganhar proporções enormes prejudicando a nós e ao nosso próximo. Quando não nos aceitamos e não nos conhecemos passamos a inventar inúmeras facetas para melhorar a nossa imagem perante a sociedade. Com o tempo um grande vazio aparece e aí não sabemos o porquê de não estarmos felizes como os outros.

Mentir para nós mesmos é terrível. Quando não estamos contentes com o que somos e temos é sinal de alerta. Todo ser humano tem seu valor e o seu jeito único de ser. Cada um tem a sua essência e a sua luz. Não há porque não gostarmos das pessoas que somos, pois não somos feitos em série.

A mentira é uma máscara que com o tempo cairá... Sejamos verdadeiros conosco! Aprendamos a gostar de cada pedacinho do nosso ser, não há porque inventarmos personagens e viver de ilusões. Tenhamos consciência que jamais agradaremos a todos, isso é impossível! Sendo assim façamos o nosso melhor, aprendamos a gostar do que somos em vez de mascarar a verdade com mentiras. O vício da mentira escraviza e a verdade sempre liberta.


(Baseado no artigo de Lucy Alves da Costa Tavernezi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário