Últimos Posts

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

24/01 - São Francisco de Sales

24 de Janeiro de 2017

São Francisco de Sales

image

“Doutor da Igreja e fundador da Ordem da Visitação”

Francisco de Sales nasceu no dia 21 de agosto de 1567, no castelo de Sales, na Sabóia. Era o filho primogênito dos Barões de Boisy. Sua família era cristã e devota de São Francisco de Assis, por isso recebeu o nome de Francisco.  Teve uma excelente formação, estudou em Paris no Colégio dos Jesuítas.

Francisco estudou retórica, filosofia e teologia, mas sua vocação era realmente servir inteiramente a Deus, por isso se tornou sacerdote e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. Destacou-se como grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual. 

Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra, e três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, fundou também junto com Madre Joana de Chantal, que também se tornou santa, a Ordem da Visitação, em 1610.
                Francisco publicou vários livros, entre eles a “Introdução à vida devota” e o “Tratado do amor de Deus”.

            São Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França, com cinquenta e cinco anos de idade. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci.


Foi beatificado em 1661 e canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja, e Pio XI proclamou-o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário