Últimos Posts

sábado, 25 de março de 2017

25/03 - Lc 1,26-38

25 de Março de 2017


evandia

Lucas 1,26-38

            Quando Isabel estava no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem prometida em casamento a um homem de nome José, da casa de Davi. A virgem se chamava Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”. Ela perturbou-se com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse: “Não tenhas medo, Maria! Encontraste graça junto a Deus. Conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande; será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai. Ele reinará para sempre sobre a descendência de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria, então, perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” O anjo respondeu: “O Espírito Santo descerá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra. Por isso, aquele que vai nascer será chamado santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na sua velhice. Este já é o sexto mês daquela que era chamada estéril, pois para Deus nada é impossível”. Maria disse: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E o anjo retirou-se de junto dela.
           


Entendendo


A VISITA DE MARIA A ISABEL
           
            Alguns detalhes do evangelho muitas vezes passam despercebidos, mesmo porque nossa tendência é valorizar o centro da mensagem que hoje, por exemplo, é o anúncio do anjo a Maria.

            Alguns informes são interessantes, antes de tratarmos do conteúdo trazido pelo anjo. O primeiro é o fato de Deus escolher alguém da região da Galiléia, terra mal vista e desconsiderada da época, por haver mistura de raças. Com isso, percebemos também que Deus vai onde nós estamos, em nossa realidade, onde quer que estejamos.

Outro detalhe é quanto à identificação de José como sendo da “casa de Davi”. Davi era um rei respeitado pelos descendentes de Abraão, o patriarca do povo eleito. Reconhecendo José como da “casa de Davi”, o seu filho Jesus está sendo identificado como descendente do povo de Israel.

            O conteúdo do anjo é maravilhoso. A alegria vem à frente: “Alegra-te, cheia de graça!”. Mostra um Deus que é alegria e oferece um filho para que sua presença seja sentida na alegria de uma família, de um casal.

            Antes de Maria dar a sua resposta, o anjo é questionado: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem?” Isso mostra que nossa fé não pode ser cega, a aceitar tudo e todos que chegam falando de Deus. É preciso saber as intenções de quem fala de Deus e questionar. A fé cega pode levar ao fanatismo e à confusão mental. Maria é referência de fé consciente e sadia.






Atualizando

A VERDADEIRA FELICIDADE
VEM DO ATO DE SERVIR AO PRÓXIMO

Lembro-me que quando eu era criança meus pais faziam uma compra generosa no supermercado e deixavam, anonimamente, em alguma casa em um bairro carente, ou para algum conhecido que eles sabiam que estava passando por dificuldades.

Outro dia estava conversando com uma amiga sobre essa onda de caridade que o mês de dezembro traz. Sempre pensamos o porquê isso não acontece nos demais meses do ano, então ela me disse algo que fez todo sentido. O mês de dezembro é o mês que mais se fala em Jesus Cristo, tenham as pessoas uma religião ou não, o ato de falar de Jesus Cristo é que transforma o coração das pessoas, porque Ele foi o maior exemplo de amor, serviço e caridade para com o próximo.

Nosso coração se enche de alegria quando doamos de nosso tempo, bens e talentos para o próximo, porque isso nos transforma, muda nossa forma de enxergar a vida e as pessoas, nos aproxima mais Daquele que foi e é perfeito em todas as coisas, Daquele que só de se falar Nele tem o poder de instigar nos corações dos homens o maravilhoso dom da caridade. Ele é Jesus Cristo, O Salvador do mundo.

Taís Bonilha da Silva

Estudante de Psicologia s/Saúde Mental

Nenhum comentário:

Postar um comentário