Últimos Posts

domingo, 26 de março de 2017

26/03 - Dia do Cacau

26 de Março de 2017

Dia do Cacau

image

Comemora-se hoje o “Dia do Cacau”. Uma fruta que dá origem ao nosso amado ouro negro – o chocolate. Originário da América do Sul foi a civilização Maia que desenvolveu a cultura do cacau, sendo, nessa época, utilizado como moeda pelo povo nativo. As sementes do cacau eram torradas, moídas e misturadas a água e pimenta, resultando em uma bebida amarga, considerada afrodisíaca.

O cacau tem o seu consumo basicamente ligado ao produto final, o chocolate. Além disso, é usado em variadas formas de cosméticos, vinhos e licores. Seus resíduos são utilizados como adubo e ração para animais. A importância na escolha do cacau e o resultado final de qualquer receita é diretamente ligado à escolha da matéria prima usada.

O hábito de consumo do brasileiro quanto ao chocolate tem se modificado, buscando sabores mais fortes. Por isto, no desenvolvimento das receitas, o chocolate tradicional passa a ser elaborado com uma porcentagem maior de cacau.

O cacau produzido no Brasil tem sido muito elogiado, e vem se tornando referência no desenvolvimento de grãos mais resistentes e melhores, isto graças ao autovalor de mercado que o chocolate possui.

Em 2010 foi realizado o “Salão do Chocolate de Paris” e, em qualidade, o cacau brasileiro saiu vitorioso com sete amostras classificadas entre as 50 melhores do mundo, ganhando o título de “Cacau de Excelência”, como o melhor cacau da América Latina, na categoria “Cacau Chocolate”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário