Últimos Posts

domingo, 26 de março de 2017

26/03 - Santa Lúcia Filippini

26 de Março de 2017

Santa Lúcia Filippini

image

Fundadora do Instituto das Professoras Pias

            Lúcia Filippini nasceu no dia 13 de janeiro de 1672, em Corneto Tarquínia, próximo de Roma. Ficou órfã de mãe quando tinha apenas um ano de idade, e quando completou sete anos, seu pai também faleceu. Foi entregue às irmãs Beneditinas, para ser educada.

Na adolescência era dedicada aos estudos da Sagrada Escritura, gostava de praticar caridade, e logo começou a ensinar catecismo para as crianças.  Um cardeal chamado Marcantonio Barbarigo, conheceu Lúcia, reconheceu nela sua vocação e levou-a para concluir seus estudos com as irmãs Clarissas.

O mesmo cardeal a preparou para assumir a liderança de uma missão, a de fundar escolas católicas em diversas cidades. Como era muito humilde não queria aceitar, mas acabou cedendo.

Apesar de todas as dificuldades que Lúcia teve que enfrentar, durante quarenta anos, conseguiu preparar várias professoras e catequistas, e fundou várias escolas em muitas cidades. 

Quando o cardeal Barbarigo faleceu, as dificuldades aumentaram. Lúcia uniu-se a outras professoras e catequistas e fundou, em 1692, uma Congregação Religiosa – o Instituto das Professoras Pias. A fama do seu trabalho chegou ao Vaticano e, em 1707, o Papa Clemente XI pediu para que Lúcia criasse uma de suas escolas em Roma.

Lúcia Filippini faleceu no dia 25 de março de 1732, aos sessenta anos, de câncer. Foi canonizada pelo papa Pio XI, em 1930.


Hoje, as escolas das Professoras Pias Filippinas, além de atuar em toda a Itália, estão espalhadas por todo território norte americano, num trabalho muito frutífero junto à comunidade católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário