Últimos Posts

terça-feira, 23 de maio de 2017

23/05 - Jo 16,5-11

23 de Maio de 2017


evandia

João 16,5-11

“Agora vou para aquele que me enviou, e ninguém de vós me pergunta: ‘Para onde vais?’ Mas porque vos falei assim, a tristeza encheu o vosso coração. Entretanto, digo-vos a verdade: convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo a respeito do pecado, da justiça e do juízo. Convencerá o mundo a respeito do pecado, que consiste em não crer em mim. Ele o convencerá a respeito da justiça, porque eu me vou para junto do meu Pai e vós já não me vereis; ele o convencerá a respeito do juízo, que consiste em que o príncipe deste mundo já está julgado e condenado”. 



            Entendendo


A DESPEDIDA DO AMIGO JESUS
PROVOCA TRISTEZA ENTRE OS DISCÍPULOS!

Jesus continua preparando os discípulos para a sua partida e a vinda do Espírito Santo, na Festa de Pentecostes. Para os discípulos o ar é de tristeza e sentimento humano pela partida de Jesus. A fé deles ainda não havia chegado ao estágio de compreender o processo de Deus para o bem da humanidade, a partir da volta do amigo Jesus.

Somente mais tarde os discípulos compreenderam algumas frases que Jesus pronunciava: “Se o grão de trigo não morre, não produz fruto”... “É bom para vós que eu vá. Se eu não for, o Defensor não virá a vós”... Era preciso que Ele partisse, para dar lugar Àquele que viria com outra missão – a do testemunho. A tristeza fecha o coração dos discípulos; o Espírito, ao contrário, abre o coração para a alegria e a fortaleza em Deus.

O Espírito é fogo que purifica, luz que ilumina, vai revelar a verdade sobre o mundo, isto é, sobre tudo o que se opõe e resiste a Deus e a seu projeto.
Pela ação do Espírito, a verdade revela o pecado do mundo.



Atualizando


A TRISTEZA FAZ PARTE DA VIDA DE
CADA DIA, MAS, A PERMANÊNCIA NÃO É NORMAL!

A tristeza faz parte da vida de cada dia. Jesus ficou triste, abatido, chorou, teve vontade de desistir quando pediu a Deus que afastasse Dele ‘aquele cálice’ que representava o sofrimento... Em sua natureza humana era homem como nós e passou pelo que nós passamos quando nos entristecemos.

Agora, quando a tristeza permanece em uma pessoa e passa a fazer parte da sua vida de cada dia é preocupante. Ainda que essa pessoa tenha levado um golpe como a perda de um ente querido de forma violenta, inesperada, ou outro acontecimento forte. Sem dúvida, a cicatriz demora a fechar e nós compreendemos. Devemos ser solidários e ajudá-la.

Ao consolar os discípulos quanto à sua partida, Jesus disse, com outras palavras, que Deus tem um jeito para preencher o nosso vazio provocado pela tristeza – o Espírito Santo. Ele é a força do Pai com o Filho que abre o coração fechado pelos abatimentos, mágoas e ressentimentos, revigora a alegria interior e fortalece a pessoa.

Quantas e quantas vezes nos defrontamos com situações em que não sabemos o que dizer para consolar alguém! No entanto, direcionamos uma oração e, misteriosamente, sentimos as coisas tomarem rumo e, de forma simples e natural, tudo vai se ajeitando.


Em outros casos, as pessoas buscam especialistas nos mais diversos tratamentos oferecidos pelas ciências humanas, elas precisam curar bloqueios profundos que não conseguem resolver e por isso sofrem. Deus age através da ciência. A ciência é, também, um meio que Deus utiliza para curar os seus filhos. Daí, a importância de buscar profissionais que tenham fé. Uma terapia feita por um profissional de fé facilita o acesso à Graça de Deus na vida da pessoa que sofre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário