Últimos Posts

terça-feira, 23 de maio de 2017

23/05 - São João Batista de Rossi

23 de Maio de 2017

São João Batista de Rossi

clip_image002

“Viveu para socorrer os necessitados”

João Batista nasceu no dia 22 de fevereiro de 1698, em Voltagio, Itália. Sua família era muito pobre, e por causa disso passou por muitas dificuldades. Com apenas dez anos de idade, teve que trabalhar de pajem para poder estudar.

Aos treze anos foi morar em definitivo em Roma, na casa de um primo que era sacerdote. João estudou e se formou em filosofia e teologia. E antes de ser ordenado sacerdote, já trabalhava na evangelização de jovens e pobres abandonados.

Teve vários problemas de saúde, inclusive nos olhos, mas nunca se deixou abater, e manteve-se firme nas penitências e jejuns. Foi ordenado sacerdote em 1721, e devido a sua experiência com os jovens, fundou a Pia União de Sacerdotes Seculares, que dirigiu por muitos anos.

Fundou também a Casa de Santa Gala, para rapazes carentes, e a Casa de São Luiz Gonzaga, para moças carentes. Seus escolhidos eram os mais pobres, doentes, encarcerados e abandonados. Era atencioso, paciente e conselheiro espiritual de muitos, que faziam filas para se confessar com ele.

Viveu para socorrer os necessitados, com os dons que Deus lhe deu. Era um padre exemplar no exercício do amor ao próximo.


Faleceu com sessenta e seis anos de idade, no dia 23 de maio de 1764, tão pobre que seu enterro foi custeado pela caridade dos fiéis. Foi canonizado pelo Papa Leão XIII, em 1881.

Nenhum comentário:

Postar um comentário