Últimos Posts

domingo, 25 de junho de 2017

25/06 - Mt 10,26-30

25 de Junho de 2017


evandia

Mateus 10,26-30

“Não tenhais medo deles. Não há nada de oculto que não venha a ser revelado, e nada de escondido que não venha a ser conhecido. O que vos digo na escuridão, dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas são incapazes de matar a alma! Pelo contrário, temei Aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! Não se vendem dois pardais por uma moedinha? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. Quanto a vós, até os cabelos da cabeça estão todos contados. Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. Todo aquele, pois, que se declarar por mim diante dos homens, também eu me declararei por ele diante do meu Pai que está nos céus. Aquele, porém, que me renegar diante dos homens, também eu o renegarei diante de meu Pai que está nos céus.



            Entendendo


“NÃO TENHAIS MEDO DAQUELES QUE MATAM O CORPO!”

Jesus sabe que a missão de seus discípulos seria também como a sua, marcada por provações e perseguições. Mesmo entre os seus, não encontrou acolhida. Foi criticado, blasfemado, insultado, rejeitado e, por fim, morto por ter sido testemunha da Verdade, por ter desmascarado o mal e buscado levar a luz onde só existiam trevas.

            A mensagem central do evangelho de hoje é para que os discípulos superem o medo e a angústia trazidos pela perseguição dos inimigos. Podemos organizar o seu discurso em três dimensões.

            Na primeira, Ele procura encorajar os discípulos mostrando que o medo não deve servir de obstáculo, a tal ponto de impedi-los de levar a sua mensagem e ensinar ao povo os mandamentos do Pai.

            Na segunda, fala sobre o julgamento. Avisa que o pior não é a morte física, provocada pelos perseguidores, mas, sim, a perda definitiva da vida em outra dimensão.

            Por fim, Jesus procura levantar a esperança dos discípulos, mostrando-os que o Deus que eles conhecem os protegerá sempre. Basta, no entanto, que os mesmos acreditem nessa presença fiel e constante.

           

           
Atualizando


VENCER OS DESAFIOS A CADA
DIA E TER A CORAGEM DE VENCÊ-LOS

Quando o mundo, com a sua superficialidade nos tira o respiro e a vida, com os seus pesos e provações que sufocam, temos vontade de desistir. É nesse momento que nasce a esperança Naquele em quem "podemos esperar contra toda esperança"

Passando pelas ruas de nossas cidades, muitas vezes vem a tentação de duvidar da fé das pessoas. Afinal, nós sabemos quantos perderam o senso de Deus. E isso se vê, se sente, se sabe; o cinema o teatro, a televisão a moda, a pintura e a música e os jornais o atestam.

Às vezes, certas situações nos deixam estarrecidos e uma sensação de desânimo nos assalta, vendo os inocentes juntamente com os adultos, imersos num mundo tão pouco cristão… É quando a fé — se ainda vive em nosso coração — nos sugere uma palavra de Jesus, daquelas eternas. 

E, atônitos, ficamos convictos e iluminados, certos de que aquela a Palavra divina tem a atualidade de sempre. E nasce no coração a esperança de que, nutrindo-nos dela, não só o nosso espírito encontrará a paz, mas com ela e por ela poderemos passar da defesa ao ataque contra o mal que nos circunda, pelo bem daqueles que amamos e desejamos ver salvos.

“Coragem, eu venci o mundo!” (Jo 16,33). Quando o tédio, a apatia ou a revolta ameaçam enfraquecer a nossa alma no cumprimento da vontade divina, devemos ir além. Com Jesus é possível que o “homem novo ” viva constantemente em nós, e as “nuvens escuras do mundo” se dissipem.

Quando nos pesam na alma situações que há anos se arrastam na família, na comunidade, no trabalho, pequenas ou grandes desconfianças, ciúmes, invejas, tiranias, devemos desempenhar a função de pacificadores e mediadores entre as partes adversárias e recompor a unidade entre os irmãos em nome de Jesus, que trouxe esta ideia à terra.


Quando envolvidos pelo mundo político ou social, calejado por paixões, por carreirismo, esvaziado de ideais, de justiça e de esperança, não nos deixemos sufocar. Devemos confiar e não abandonar o barco. Afinal, Aquele que venceu a morte, pode fortalecer em nós a força de superação a alcançarmos vitórias, ainda que pareçam pequenas, mas que nos farão sobressair diante das “forças do mundo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário