Últimos Posts

domingo, 25 de junho de 2017

25/06 - São Guilherme de Vercelli

25 de Junho de 2017

São Guilherme de Vercelli

clip_image002

“De peregrino, a fundador da Congregação
Beneditina de Montevergine”

Guilherme nasceu em 1085, em Vercelli, França. Pertencia a uma família nobre e ficou órfão quando ainda era criança. Aos quinze anos discerniu sua vocação e vestiu o hábito de monge.

Gostava de peregrinar e percorreu toda a Europa visitando os santuários. Decidiu ir a pé peregrinando para a Terra Santa, e embora alguns amigos tivessem tentado tirar-lhe a ideia, ele insistiu, e acabou sendo assaltado e surrado violentamente.

Após esse fato, decidiu tornar-se um eremita, passou a viver na montanha de Montevergine, dedicando-se totalmente à oração e penitência. Outros eremitas começaram a seguir seus passos, e foram tantos os seus seguidores, que acabou fundando em 1128, um mosteiro masculino. Colocou-o sob as Regras beneditinas e o dedicou a Maria, ficando conhecido como o Mosteiro de Montevergine.

Comandou-o por pouco tempo e depois transferiu o cargo para um dos monges, pois decidiu continuar as peregrinações. Nelas, acabou fundando outro mosteiro beneditino em Monte Cognato. Deixou outro monge como responsável e se retirou para uma vida de solidão, na planície de Goleto.

Nessa planície, viveu durante um ano dentro de uma árvore gigantesca, até ser descoberto novamente. Formou ao redor da árvore uma comunidade, onde fundou mais um mosteiro masculino, e outro feminino. E assim, Guilherme que queria ser apenas um peregrino, acabou fundando a Congregação Beneditina de Monteverigine, que em 1879 se fundiu à Congregação de Montecassino.


Faleceu no dia 25 de junho de 1142, no Mosteiro de Goleto, com cinquenta e sete anos. Foi canonizado pelo papa Pio XII, em 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário